Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
O regime de teletrabalho
imposto durante a pandemia trouxe vantagens, mas também desvantagens para quem
não tem agora outra solução se não trabalhar a partir de casa.
Além de se sentirem isolados e de terem de lidar com várias
distrações (particularmente quem tem os filhos em casa), muitos colaboradores
vestiram uma espécie de “capa da invisibilidade” que os faz serem impercetíveis
aos olhos dos seus superiores.
De acordo com um recente estudo da Joblist, mais
de um terço das pessoas que adotaram o regime de teletrabalho revela sentir-se
“invisível” ou extremamente “invisível” durante a sua vida profissional.
As mulheres parecem ser duas vezes mais afetadas do que os
homens neste aspeto, tendo de se esforçar significativamente para se fazerem
notar durante a pandemia.
Por outro lado, quem está em casa a trabalhar lamenta não
poder falar tanto diretamente com as suas chefias como gostaria. Ainda que hoje
em dia seja fácil o acesso a ferramentas como as videochamadas, os
colaboradores passam uma média de 6,1 dias por semana sem trocar qualquer
palavra com os seus superiores.
No que diz respeito ao volume de trabalho durante a
pandemia, 64% dos inquiridos que trabalham remotamente confessa fazer mais
horas extra desde o início da crise. Em média, são adicionadas mais 4,6 horas
extra à jornada laboral semanalmente.
Segundo ainda este estudo, a fim de evitar que os
colaboradores se sintam “invisíveis” durante o chamado “home office”, os chefes
consideram que os métodos mais eficazes são apresentar-lhe novas ideias (50,4%)
e oferecer-lhes ajuda no desempenho do seu trabalho (44%).
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.