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Maio, mês do Melanoma
“Sempre que cuidamos de uma pessoa, tornamos o mundo melhor”
21 de Maio de 2021
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“Sempre que cuidamos de uma pessoa, tornamos o mundo melhor”

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Maio é considerado o mês da sensibilização para o melanoma. A incidência deste cancro tem aumentado de forma rápida e consistente ao longo das últimas quatro décadas e com a chegada dos dias de calor e um confinamento que expôs menos a nossa pele aos raios solares, é preciso ter atenção redobrada. Não é por acaso que a Pierre Fabre lançou o Guia do Melanoma.

 

“O Guia do Melanoma é uma iniciativa que se reveste de uma grande importância para a Pierre Fabre, atendendo a que sendo dirigida a qualquer individuo, numa linguagem acessível, clara e percetível, ajuda a aprofundar o conhecimento sobre o Melanoma, a sua prevenção, os seus sinais de alerta, ou mesmo a mobilização para uma consulta ao Dermatologista em caso de dúvida, explica ao Imagens de Marca, Gilda Parreira, diretora geral da Pierre Fabre Portugal.


É por isso que para além do guia foi criado também um filtro de Instagram, alojado na página Eau Thermale Avène, com o objetivo de demonstrar que o utilizador se preocupa com o melanoma e que, regularmente, se protege do sol em excesso e observa a sua pele, ao mesmo tempo que ajuda na divulgação da campanha.

“Ao longo dos últimos anos, os doentes têm vindo a exigir por parte da comunidade médica e científica um nível crescente de informação na área da saúde, em todas as suas etapas: prevenção, diagnóstico, tratamento e manutenção da sua qualidade de vida. Dessa forma a literacia em saúde é essencial, considerando que a informação que chega aos consumidores, sejam doentes ou meros interessados pelos temas de saúde, tem de ser correta, relevante e mobilizadora de comportamentos, sejam eles de prevenção, a iniciativa para uma ida ao médico, ou um alerta para algo inesperado”, acrescenta a responsável da Pierre Fabre.


Tendo como missão a promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida, a Pierre Fabre pretende chegar ao maior número de pessoas levando informação para que a mesma possa repercutir-se em resultados.

“A Pierre Fabre refere no seu propósito: Sempre que cuidamos de uma única pessoa, tornamos o mundo melhor. Se conseguirmos evitar que “um único caso” progrida para um estádio mais avançado da doença ou que alguém mobilizado pela informação disponível neste Guia se dirija ao dermatologista para verificar algum sinal de alerta, já foi uma conquista para o mundo Pierre Fabre”, explica Gilda Parreira.


Um propósito que se estende a toda a área de negócio da Pierre Fabre, assente na prática de Inovação & Desenvolvimento. Numa altura em que estamos todos mais despertos para a importância da nossa saúde, o grupo tem vindo a reforçar compromissos através das diferentes marcas. É o caso, por exemplo, da Avène, que com o símbolo “Skin Protect Ocean Respect” aposta em filtros solares não hidrossolúveis para não contaminar os oceanos; ou então da Eludril, que tem vindo a eliminar o cartão exterior das embalagens, alterar os frascos para 100% plástico reciclado ou mesmo lançar, no futuro, embalagens de recarga.


“Desde 2019 que 100% dos novos produtos em desenvolvimento são ECO-designed. Em 2021, 80% dos novos extratos serão desenvolvidos a partir de plantas orgânicas e em 2025, o nosso objetivo é a redução de 30% das emissões de CO2”, afirma a responsável.


 

O grupo conta ainda com uma fundação pensada para apoiar em permanência países com carências profundas na área da saúde em todo o mundo, seja através do apoio à colocação de equipas médicas ou de enfermagem no terreno, seja no apoio à comunidade através da edificação de instalações de saúde. Um apoio que tem sido essencialmente dirigido nos últimos anos para a zona da África subsariana.  


“A Fundação Pierre Fabre tem uma importância fundamental para o mundo Pierre Fabre, atendendo a que constitui a base de um dos seus propósitos fundamentais: Sempre que a Fundação Pierre Fabre apoia os mais carenciados, tornamos o mundo melhor”, refere Gilda Parreira ao IM. “Para retribuição à comunidade local, e como politica de responsabilidade social e ambiental, promovemos varias ações no âmbito da comunidade: todos os anos participamos numa limpeza de praia, em 2020 plantámos mais de 2 mil árvores na Tapada de Mafra (zona esta bastante afetada pela desflorestação dos últimos anos), concedemos oito bolsas de estudo à associação Acreditar (crianças desfavorecidas que estão a fazer tratamentos oncológicos) e distribuímos mais de 6 mil refeições através da Refood, numa altura em que não podiam fazer recolhas de restaurantes e hotéis, devido à pandemia, para alem dos inúmeros protocolos com Associações de doentes que celebramos todos os anos”, acrescenta.


O mercado português é o segundo com maior importância para o grupo na região Norte/Oeste da Europa, e conta já com cerca de 200 colaboradores em Portugal.

“A nossa aposta no futuro assenta na inovação dos nossos produtos através da consolidação da naturalidade e da origem biológica dos ingredientes da área dermocosmética, dos processos e produtos eco-friendly, dos medicamentos inovadores nomeadamente na área oncológica ou dermato-oncológica, tendo sempre como objetivo o foco nas necessidades dos consumidores e dos doentes, sendo eles o centro e a razão da nossa catividade diária”, remata Gilda Parreira.


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