Newsletter
Pesquisa
A 360imprimir foi uma das empresas portuguesas que aderiu a este modelo de trabalho.
A marca que se quer afirmar como a “Amazon dos produtos personalizados” foi uma das primeiras empresas em Portugal a anunciar publicamente que ia aderir ao modelo de trabalho da semana de quatro dias. Agora, três meses depois, dá a conhecer alguns resultados deste modelo que, dentro da empresa, contou com uma adesão de 98%.
Segundo números da marca, 83% dos colaboradores menciona que passa mais tempo com a família e amigos, 93% imagina-se a trabalhar na empresa daqui a 1 ano e 90% recomenda a 360imprimir como lugar para trabalhar.
88% das chefias estão satisfeitas com o desempenho das suas equipas no novo modelo de trabalho uma vez que não houve quebras de produtividade, tendo havido inclusive um ligeiro aumento.
Na atração de talento verificou-se um aumento de 297% nas candidaturas face ao trimestre anterior, antes da implementação do modelo. Quanto à retenção de talento verificou-se uma redução de 36% de taxa de saída em comparação ao período homólogo.
Quando questionados se voltariam a mudar para o regime anterior, um em cada três colaboradores indica ser necessário um aumento igual ou superior a 50% para voltar à semana de 5 dias de trabalho.
“Os primeiros resultados vêm confirmar as nossas expetativas quando apostámos neste modelo pioneiro, sem quebras acima do esperado no output gerado, com impactos positivos na satisfação e retenção das nossas pessoas e uma maior capacidade de atrair talento externo”, refere em comunicado Sérgio Vieira, CEO da 360imprimir.
“Continuaremos a analisar os dados trimestralmente, por forma a monitorizar a sua evolução e perceber que ajustes teremos de fazer para melhorar. Queremos também mostrar os prós e contras deste modelo, para que outras empresas percebam os impactos do mesmo e que avaliem qual o melhor modelo para as suas organizações”, esclarece o CEO.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.