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A opinião de Hugo Oliveira
Se não usa o TIK TOK na sua empresa, já está atrasado
25 de setembro de 2019
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Se não usa o TIK TOK na sua empresa, já está atrasado
Hugo Oliveira
Chief Marketing Officer SYONE

É pura e simplesmente assustador o primeiro contacto com o Tik Tok. Perde-se a fé na juventude de hoje, e custa acreditar no tempo investido a criar (tantos) vídeos absurdos. Mas depois de reflectir, apercebemo-nos que já os nossos pais nos julgavam desta forma e aí precisamos de um momento zen e fazer um esforço para entender algo que à primeira vista não compreendemos.


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O Tik Tok é uma rede social criada pela ByteDance, uma empresa de tecnologia chinesa, que permite gravar, editar e partilhar vídeos curtos de 15 ou 60 segundos com sobreposições musicais, efeitos sonoros e efeitos visuais. Em 2017, a ByteDance adquire a Musical.ly e em Agosto de 2018 migra todas as contas para o TikTok, tornando-se assim numa das maiores comunidades de partilha de vídeo do mundo com mais de 500 milhões de subscritores.

Hoje é a APP com mais downloads na Apple Store, com 33 milhões apenas no primeiro trimestre de 2019, e qualquer profissional de marketing precisa de estar atento a estes “movimentos”.

No passado muitas marcas ignoraram o Instagram, o Vine, o Musica.Ly e outras tantas redes sociais, que quando decidiram entrar o ecossistema já estava saturado. Por isso, não custa nada arriscar e adaptar o conteúdo ao Tik Tok, que nos permite criar vídeos mais arriscados e disruptivos, sem achincalhar a marca.

Uma breve pesquisa, mostra como Chipotle, NBA, The Washington Post, Guess, Calvin Klein, The San Diego Zoo, NBC's Stay Tuned e muitas outras marcas já estão a usar esta rede. Jimmy Falon que lançou um desafio em 2018 (#TumbleweedChallenge.) onde foram feitos 7899 vídeos por vários utilizadores, com 24,4 milhões de visualizações. Ou a NBA com 5.5 milhões de seguidores, ou o sério The Washington Post com 121K seguidores e 2.3 milhões de likes com vídeos que seriam certamente negados nas redacções Portuguesas.



Os números do TikTok:

• Em Fevereiro de 2019, TikTok ultrapassou os mil milhões de instalações da App Store e do Google Play. Mais de metade ocorreram durante 2018.

• A ByteDance está avaliada em 75 mil milhões de dólares, ultrapassando assim a UBER e tornando-se na StartUp mais valiosa do mundo.

Sensor Tower, a plataforma de referência mundial para informação analítica de aplicações mobile, estima que Tik Tok vendeu em Outubro de 2018, 3.5 milhões de dólares em compras integradas na aplicação.

• Em Novembro de 2018, o Facebook lançou Lasso, um “clone” do TIkTok que apenas está disponível nos Estados Unidos.

Resumindo, se (certamente) ainda não usa o Tik Tok na sua empresa, talvez fosse boa ideia investigar, experimentar e deixar a conta da app com alguém mais novo e que sinta o pulso desta geração. Eu já o fiz e em apenas 2 dias, 2 vídeos (ainda meio toscos) obtiveram 970 visualizações.

Deixo aqui os links para as respectivas lojas, e vamos lá arriscar.


- App Store

- Google Play

- Amazon Appstore


Disclaimer – Não tenho qualquer relação pessoal ou profissional com a ByteDance.



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