ghost image socials
A opinião de Luciana Cani
Saudade
19 de novembro de 2020
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Saudade
Luciana Cani
Executive Creative Director da Saatchi Tokyo

Nota da direção editorial:

O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


Várias agências possuem espaços que incentivam momentos de descontração e até de diversão. E mesmo quando o escritório não tem um espaço dedicado a isso, descontrair no meio do dia é parte da rotina de se trabalhar em um ambiente pouco formal.


Trabalhei em agências com set de bateria no meio da criação, cachorro correndo pelas salas, música alta, barulho de ping-pong. Tive diretor que trabalhava de calção e chinelo durante o verão todo e mantinha uma calça e um tênis na gaveta para os dias de reuniões com clientes. Lembro de situações hilárias como quando um estagiário foi desafiado para ir até a sala do diretor criativo dando cambalhotas para apresentar uma ideia. Ele foi. E voltou com a ideia aprovada.

 

Tenho recordações de mais histórias engraçadas vividas no ambiente do trabalho do que na fase escolar. 

 

Talvez seja ainda mais divertido ver adultos que não se levam a sério o tempo todo. 

 

Semana passada soube que o CCO teve que autorizar a mudança de email e cartão de visita de uma criativa que adotou o nome de um personagem de desenho animado. Existe espaço para todo o tipo de personalidades na nossa indústria e é isso que faz o nosso ambiente de trabalho único.

 

Hoje em dia num passeio pelo escritório quase vazio, fica fácil ver a quantidade de brinquedos e artefactos espalhados pelas mesas. São pessoas que entendem que profissionalismo não tem a ver com formalidade. 

 

Porém, com muitos de nós a trabalhar de casa, será que continuamos criando espaço para a descontração? Será que estamos nos lembrando de provocar uma gargalhada fora de hora que faz com que os ânimos se acalmem?

 

Semana passada estava num chat com 14 pessoas tentando solucionar um problema complicado. O clima estava tenso, um monte de gente digitando ao mesmo tempo, até que um diretor jogou um meme de uma pessoa louca/confusa no meio do chat. Por uns 30 segundos ninguém ousou digitar nada. Tudo ficou ainda mais tenso, como se alguns pensassem: “Esse cara tá tirando um sarro da nossa cara!” Até que alguém digitou um hahahaha que foram seguidos de outros hahaha e LOL.Pronto! Por alguns minutos o clima tenso se dissipou e a conversa fluiu melhor.

 

Ser espontâneo é algo difícil no trabalho à distância. Muitas conversas casuais que aconteciam na cozinha ou no táxi a caminho da reunião, já não existem. 

Se não criarmos certas ocasiões, a conexão com o time só existirá quando o tema for trabalho.

 

Desde que os profissionais foram liberados para trabalhar de casa, o meu CCO envia um pdf todas as sextas-feiras com 10 links sobre amenidades. Nada relacionado ao trabalho. O nome do email é “the weekly ten & 1 recipe” Toda semana os temas mudam, pode ser um link para uma tirinha, uma receita de cocktail, um trabalho de um artista, uma dica de lazer. Ele nunca falhou uma sexta.

 

Durante a quarentena, uma colega marcava reuniões esporádicas de 15 minutos na minha agenda. Na hora marcada o meu telefone tocava e assim se reproduzia o nosso momento do café na cozinha.

 

Por outro lado, trabalho constantemente com pessoas das quais nunca mais vi o rosto. Há muitas reuniões onde quase ninguém liga a câmera. E parece que isso é muito comum.

 

Uma amiga que trabalha numa agência na Nova Zelândia me contou que recebe convites de reuniões internas com temas. As pessoas têm que vestir uma peça de roupa temática ou preparar um penteado específico. É mandatório a participação com câmera. Segundo a minha amiga, por uns 10 minutos antes da reunião só se ouvem gargalhadas. 

 

Sou uma entusiasta do trabalho remoto e ainda acho que uma das poucas coisas que podemos celebrar este ano é a chance de gerirmos melhor o nosso próprio tempo. Porém, temos que descobrir um jeito de fomentar um ambiente de trabalho que se pareça pelo menos um pouco com aquele de onde viemos. 


Artigos Relacionados

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba os temas e as notícias que são realmente importantes para si

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Empower Brands Community Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

fechar

X

Faça parte da nossa comunidade!

A comunicação positiva e o jornalismo inspirador nunca foram tão relevantes para a gestão da sua empresa. Apoie a produção dos nossos conteúdos e dos nossos projetos fazendo parte de uma comunidade que promove o conhecimento, o valor das marcas e a economia sustentável.


Saiba como se tornar membro ou subscritor. Seja bem-vindo à Empower Brands Community e ao Imagens de Marca.

SUBSCREVER

Obrigado, consulte o seu email.