Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
Várias agências possuem espaços que
incentivam momentos de descontração e até de diversão. E mesmo quando o
escritório não tem um espaço dedicado a isso, descontrair no meio do dia é
parte da rotina de se trabalhar em um ambiente pouco formal.
Trabalhei em agências com set de bateria no
meio da criação, cachorro correndo pelas salas, música alta, barulho de
ping-pong. Tive diretor que trabalhava de calção e chinelo durante o verão todo
e mantinha uma calça e um tênis na gaveta para os dias de reuniões com
clientes. Lembro de situações hilárias como quando um estagiário foi desafiado
para ir até a sala do diretor criativo dando cambalhotas para apresentar uma
ideia. Ele foi. E voltou com a ideia aprovada.
Tenho recordações de mais histórias
engraçadas vividas no ambiente do trabalho do que na fase escolar.
Talvez seja ainda mais divertido ver adultos
que não se levam a sério o tempo todo.
Semana passada soube que o CCO teve que
autorizar a mudança de email e cartão de visita de uma criativa que adotou o
nome de um personagem de desenho animado. Existe espaço para todo o tipo de
personalidades na nossa indústria e é isso que faz o nosso ambiente de trabalho
único.
Hoje em dia num passeio pelo escritório quase
vazio, fica fácil ver a quantidade de brinquedos e artefactos espalhados pelas
mesas. São pessoas que entendem que profissionalismo não tem a ver com
formalidade.
Porém, com muitos de nós a trabalhar de casa,
será que continuamos criando espaço para a descontração? Será que estamos nos
lembrando de provocar uma gargalhada fora de hora que faz com que os ânimos se
acalmem?
Semana passada estava num chat com 14 pessoas
tentando solucionar um problema complicado. O clima estava tenso, um monte de
gente digitando ao mesmo tempo, até que um diretor jogou um meme de uma pessoa
louca/confusa no meio do chat. Por uns 30 segundos ninguém ousou digitar nada.
Tudo ficou ainda mais tenso, como se alguns pensassem: “Esse cara tá tirando um
sarro da nossa cara!” Até que alguém digitou um hahahaha que foram seguidos de
outros hahaha e LOL.Pronto!
Por alguns minutos o clima tenso se dissipou e a conversa fluiu melhor.
Ser espontâneo é algo difícil no trabalho à
distância. Muitas conversas casuais que aconteciam na cozinha ou no táxi a caminho
da reunião, já não existem.
Se não criarmos certas ocasiões, a conexão
com o time só existirá quando o tema for trabalho.
Desde que os profissionais foram liberados
para trabalhar de casa, o meu CCO envia um pdf todas as sextas-feiras com 10
links sobre amenidades. Nada relacionado ao trabalho. O nome do email é “the
weekly ten & 1 recipe” Toda semana os temas mudam, pode ser um link para
uma tirinha, uma receita de cocktail, um trabalho de um artista, uma dica de
lazer. Ele nunca falhou uma sexta.
Durante a quarentena, uma colega marcava
reuniões esporádicas de 15 minutos na minha agenda. Na hora marcada o meu
telefone tocava e assim se reproduzia o nosso momento do café na cozinha.
Por outro lado, trabalho constantemente com
pessoas das quais nunca mais vi o rosto. Há muitas reuniões onde quase ninguém
liga a câmera. E parece que isso é muito comum.
Uma amiga que trabalha numa agência na Nova
Zelândia me contou que recebe convites de reuniões internas com temas. As
pessoas têm que vestir uma peça de roupa temática ou preparar um penteado
específico. É mandatório a participação com câmera. Segundo a minha amiga, por
uns 10 minutos antes da reunião só se ouvem gargalhadas.
Sou uma entusiasta do trabalho remoto e ainda
acho que uma das poucas coisas que podemos celebrar este ano é a chance de
gerirmos melhor o nosso próprio tempo. Porém, temos que descobrir um jeito de
fomentar um ambiente de trabalho que se pareça pelo menos um pouco com aquele
de onde viemos.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.