SAPO dá salto para o futuro: nova era digital com IA, áudio e mobilidade

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SAPO dá salto para o futuro: nova era digital com IA, áudio e mobilidade
9 de Setembro de 2025
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A marca histórica fez 30 anos e “reinventou-se” para se aproximar (ainda) mais dos portugueses.


O SAPO acaba de apresentar uma nova identidade, um portal redesenhado e uma aplicação móvel totalmente renovada, num evento no qual o Imagens de Marca esteve presente.

Este momento dá início a um novo capítulo na história do portal, que surgiu a 4 de setembro de 1995 com o intuito de mudar a forma como os portugueses consomem informação online.

Um salto para o futuro

A renovação não se deve apenas à celebração dos 30 anos, mas sobretudo à necessidade de preparar o SAPO para os novos hábitos de consumo digital.


O portal sapo.pt foi redesenhado de raiz, passando de 11 categorias para apenas três — Notícias, Desporto e Cultura & Lifestyle — e apresentando uma navegação mais simples, elegante e adaptada a dispositivos móveis.

“Não fizemos estas mudanças por fazermos 30 anos, fizemo-las apesar de fazermos 30 anos. Achámos que era altura de preparar o SAPO para o futuro”, afirma Gil Moreira, diretor-geral do SAPO, em declarações ao Imagens de Marca. O responsável sublinha ainda que o tempo médio gasto pelos utilizadores em apps é já três vezes superior ao registado em browsers de desktop, uma realidade à qual o SAPO não podia ficar alheio.

Nesse sentido, também a aplicação foi totalmente renovada, reunindo informação e entretenimento numa experiência mais moderna, intuitiva e personalizada. A integração de inteligência artificial generativa permite criar resumos em texto e áudio, transformar artigos em stories e ouvir notícias em diferentes contextos.


Gil Moreira explica em detalhe: “É possível pegar num artigo e, a partir dele, criar um resumo em formato story para partilhar nas redes sociais. Podes transformar o artigo em áudio e ouvi-lo em casa ou no carro. Podes também ouvir as notícias no CarPlay ou no Android Auto, acompanhar os resumos das notícias enquanto te deslocas, consultar o ‘Resumo do Dia’ para uma visão rápida da atualidade ou ver as capas de jornais logo pela manhã”.

Entre as novidades, destacam-se também as recomendações personalizadas e o infinite scroll, que pretendem reforçar a experiência contínua de consumo e permitem a cada utilizador explorar o SAPO de forma única.

O diretor-geral reforça ainda o uso responsável da tecnologia: “A inteligência artificial veio para ficar, é boa, é excelente. Achamos que devíamos fazê-la de forma positiva, de forma que acrescentasse… mostrar ao mundo como a IA pode ser utilizada para o bem dos média e não como substituição. Se não houver quem produza a informação, o ecossistema entra em risco. Precisamos preservar quem produz, verifica e cria conteúdo”.

Para Gil Moreira, o novo SAPO representa o equilíbrio entre o poder da tecnologia e a responsabilidade da curadoria. “Cada pessoa vai ao SAPO e encontra algo pelo qual se interessa. A experiência na app vai ser melhorada ao longo do tempo, conforme a app for aprendendo com o uso que o utilizador faz”, conclui.

Identidade e campanha

A nova identidade gráfica foi criada para reforçar a proximidade e a emoção da marca, homenageando a comunicação através do olhar e permitindo que cada pessoa veja com clareza o que é relevante. A assinatura “SAPO – Vê por ti” traduz a missão da marca de ser um companheiro digital confiável e próximo.

Pedro Janela, presidente do WYgroup, que detém a agência WYcreative, explica a abordagem criativa, em declarações ao Imagens de Marca: “A assinatura ‘Vê por ti’ nasceu de um trabalho profundo de estratégia e criatividade. Queríamos que o SAPO fosse percebido como mais próximo e emocional, e menos apenas como uma marca tecnológica. Esta integração entre inovação, experiência do utilizador e criatividade foi o segredo deste reposicionamento”.

O presidente do WYgroup destaca também a colaboração das várias agências do grupo: “A Bliss fez a aplicação, a WYnova trouxe a inteligência artificial, a WYcreative trabalhou a narrativa da marca e a NERVO deu vida a uma nova mascote. Juntas, conseguimos construir uma experiência digital que combina inovação tecnológica, visão criativa e proximidade com o consumidor”.

Gil Moreira enfatiza, por sua vez, a importância da emoção na nova marca. “As pessoas gostavam todas do SAPO, mas não havia uma identidade. Queríamos uma marca forte, reconhecível imediatamente, que mantivesse ou trouxesse de volta toda a emoção que é ser SAPO. O SAPO é provavelmente a love brand mais próxima que existe em Portugal. É uma marca muito querida”, explica.


A transformação é acompanhada por uma campanha multicanal com presença em televisão, rádio, outdoor, digital e redes sociais, incluindo novos formatos de publicidade como anúncios em áudio e interstitial ads em stories. Pedro Janela explica: “A comunicação vai ser multicanal… mas sobretudo focada em levar a experiência da app a novos públicos, 100% mobile, para gerar utilização repetida e hábito de consumo digital. Se queres uma fonte credível, curada de notícias que dizem a verdade, só há um sítio para ir: chama-se SAPO”.

Trinta anos depois de mudar a forma como os portugueses olham para o digital, o SAPO entra numa nova era — mais próximo, mais inteligente e mais humano. “Hoje nasce um novo SAPO, antecipando a próxima geração de media digital. Um companheiro inteligente, confiável e sempre presente, que ajuda os portugueses a ver o mundo com clareza — pelos seus próprios olhos”, conclui Gil Moreira.

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