Salários, impostos e saúde dominam debate online. Ética e corrupção perdem espaço

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Salários, impostos e saúde dominam debate online. Ética e corrupção perdem espaço
14 de Maio de 2025
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Os temas relacionados com corrupção e conflitos éticos ficaram fora dos 10 assuntos que mais mobilizaram os portugueses.

 

A LLYC, consultora global de Assuntos Corporativos e Marketing, analisou a conversação social em Portugal durante os dois meses que antecedem as eleições antecipadas do próximo domingo.


Este estudo, que analisou a comunicação online de 4 grupos sociais - líderes e partidos políticos, sociedade civil, jornalistas e principais key opinion makers - identificou que, em mais de 184 mil tweets e notícias publicadas online por mais de 19 mil perfis diferentes, o tema da Economia e Impostos ocupou 23,8% do total da conversação, destacando-se como picos de conversa os reembolsos do IRS inferiores ao esperado, as mexidas no IRC. Este também tinha sido o tema mais relevante na análise realizada no contexto das eleições legislativas de 2024.


A Saúde subiu um degrau face a 2024 e é agora o segundo tema mais discutido pelos portugueses nas conversas nas redes sociais. Temas como o encerramento das urgências dos hospitais do SNS, a falta de profissionais de saúde, o regresso das Parcerias Público-Privadas nesta área ou a saúde obstétrica recolheram 11,7% das menções feitas neste período, revela um comunicado enviado às redações.


Os debates entre os candidatos não tiveram desta vez o efeito catalisador da conversação online que se observou na última campanha eleitoral, período em que a LLYC conduziu uma análise similar no tempo e na metodologia. O tema dos Debates e Eventos Políticos foi o terceiro assunto mais relevante nos dois meses que antecederam as eleições, ocupando 10,8% de toda a conversação.


Desta vez, a conversação esteve mais dispersa nos temas e manteve-se estável ao longo dos últimos dois meses, embora os principais picos de conversa tenham surgido durante os debates - em particular nos debates entre Pedro Nuno Santos e André Ventura, entre o líder do PS e Luís Montenegro e durante o debate televisivo com os oito partidos com assento parlamentar.


Assistiu-se também a uma reconfiguração das prioridades no debate público face aos dois meses que antecederam as eleições anteriores. Temas como Justiça, Defesa Nacional e Migração assumem um peso significativamente maior, passando de questões marginais a tópicos com forte presença na conversa social.

Por outro lado, o tema Justiça, que no ano passado não fez parte dos mais discutidos, surge agora em sétimo lugar, muito graças a temas relacionados com o sistema prisional e crimes que tiveram ampla difusão mediática.


Este estudo, que abarca um total de 18 territórios de interesse e foi construído através da análise de tweets e notícias online sobre os temas-chave das eleições legislativas, entre os dias 14 de março e 9 de maio de 2025. Os dados foram obtidos com recurso à ferramenta da Brandwatch, líder mundial em Digital Consumer Intelligence, que detém o maior arquivo de sempre de conversação: mais de 1,3 mil milhões de posts disponíveis.


“Pelo segundo ano consecutivo, por força de mais uma crise política, voltamos a utilizar ferramentas digitais e de análises de dados que nos permitem concluir o que está realmente a alimentar a conversa dos portugueses em redes sociais como o X. Uma vez mais, encontramos várias surpresas”, afirmou Maria Eça, Diretora de Assuntos Públicos da LLYC.


Por sua vez, João Dias, Deep Learning Consultant e Data Scientist na LLYC, sublinha que “a utilização de ferramentas como as que foram utilizadas neste estudo são fundamentais para auscultar quais as reais necessidades e preocupações de quem se manifesta nas redes e permitir adaptar as narrativas”. “Tomar decisões informadas e com base em dados reais e verificados é cada vez mais uma exigência para os líderes, não só políticos mas também empresariais. Esta metodologia é adaptável a qualquer período, tema e comunidades a envolver”, acrescentou.

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