Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
Oligarca foi a palavra mais pesquisada no dicionário Priberam durante o ano de 2022 na sequência do conflito militar entre a Rússia e a Ucrânia, o que levou também à pesquisa de palavras como “desmilitarização” e “genocídio”.
"No ano de 2022, foram muitas as palavras que chegaram à nuvem do dicionário Priberam, de tanto serem pesquisadas a propósito de um determinado acontecimento, mas a invasão russa da Ucrânia ditou a mais pesquisada: oligarca", lê-se num comunicado conjunto do Priberam e da agência Lusa.
"Também não faltaram as buscas em momentos de acidentes ou desastres, como fajã, monções, grisu ou intempérie, nem de algumas celebrações, como jubileu e bicentenário", acrescenta o comunicado, fazendo referência a alguns acontecimentos que marcaram o ano que está agora a terminar.
As palavras podem ser consultadas em O Ano em Palavras, um site criado pelo Priberam e pela Lusa que resulta na compilação de 24 palavras acompanhadas por uma definição da Priberam e uma notícia da Lusa cujo fim é contextualizar a palavra em questão numa dada altura do ano. Os visitantes podem ainda votar nas palavras preferidas.
Carlos Amaral, diretor executivo da Priberam considera que O Ano em Palavras, mais do que um site, "ajuda a compreender o que foram os 12 meses anteriores, definidos pelos eventos que mais marcaram os milhões de utilizadores" do dicionário.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.