Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
Continente
é a marca mais seguida entre os portugueses que usam redes sociais.
Quase
metade (47%) dos portugueses que utilizam redes sociais tem o hábito de
aí seguir figuras públicas e a apresentadora de televisão Cristina Ferreira é a que desperta maior interesse neste universo
de internautas. São também sensivelmente metade (51,6%) os utilizadores
de redes sociais que seguem marcas ou empresas, destacando-se neste
particular a rede de supermercados Continente como a mais citada. No conjunto, quase 2 em cada 3 utilizadores de redes sociais (69%) segue figuras públicas ou marcas nestas plataformas.
As conclusões são da edição de 2020 do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, produzido pela Marktest. Entre
os participantes
no estudo, realizado na primeira quinzena de julho, 24,1% dos que
assumiram ter conta em redes sociais admitiu seguir a apresentadora que
entretanto trocou a SIC pela TVI. Com este resultado, Cristina Ferreira ultrapassa pela primeira vez Cristiano Ronaldo neste indicador do estudo.
O futebolista da Juventus, a atriz Rita Pereira e os humoristas Nuno Markl e Bruno Nogueira completam a lista das cinco personalidades mais referidas pelos entrevistados neste estudo da Marktest. No caso de Bruno Nogueira, é a primeira vez que consta neste Top5, um
resultado a que não será alheio o sucesso do formato “Como é que o Bicho
mexe”, que criou no Instagram após o início da pandemia de Covid-19.
No que respeita às redes sociais preferidas para seguirem as atualizações das figuras públicas, o Instagram (80,9%) é, de resto, o mais referido, a alguma distância já do Facebook (59,3%). As fotos e as stories são também indicados como os conteúdos preferidos.
Em relação à presença de marcas e empresas nas redes sociais, o estudo indica que a maioria dos indivíduos com perfil nas redes sociais segue este tipo de entidades (51.6%).
Em termos médios, os inquiridos que assumem este hábito referem seguir
24 entidades, entre empresas, instituições, marcas e grupos de
interesse.
A marca que estes utilizadores mais disseram seguir nas redes sociais foi o Continente (13,3%). Adidas e Nike, com 10.1% e 8.7%, respetivamente, estiveram também entre as mais referidas.
O desejo de estar informado e atualizado sobre novidades destas marcas
(24,5%) e o facto de gostar da marca (22,4%) são as razões mais
invocadas para as seguirem
nas redes.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.