Newsletter
Pesquisa
A Mimosa continua a ser a marca de FMCG (Fast Moving Consuming Goods) mais escolhida pelos consumidores em Portugal, pela sexta vez consecutiva. De acordo com o relatório anual global das marcas mais escolhidas Brand Footprint da Kantar Worldpanel, a Mimosa foi retirada das prateleiras 34 milhões de vezes. Esta marca foi seguida pela Gresso e pela Compal, que foram retiradas das prateleiras 13 milhões de vezes.
O Top 10 das marcas mais escolhidas em Portugal inclui também a Delta (quarto lugar), Nobre (quinto lugar) e Renova (sexto lugar). A Terra Nostra ganhou presença nos lares portugueses, conseguindo ganhar seis posições, sendo a sétima marca mais escolhida no país. As restantes posições do Top 10 são ocupadas pela Milaneza, Agros e Corpos Danone.
O ranking Brand Footprint mede quantas vezes as marcas FMCG são compradas no ponto de venda. Mede quantos lares compraram cada marca e quantas vezes o fizeram durante um ano.
Entre as 50 marcas mais escolhidas em Portugal, a Bimbo foi a marca que mais cresceu em CRP’s (62%), que lhe permitiu subir 32 posições no ranking, situando-se agora na 39ª posição.
Apesar de a maior parte das marcas presentes no Top 50 serem de alimentação e bebidas, existem também marcas de higiene e beleza e de cuidado do lar. A Colgate e Nivea são as únicas marcas de higiene e beleza presentes no Top 50 e as mais escolhidas em Portugal, estando na 12ª e 14ª posição, respetivamente. Relativamente a cuidado do lar, Renova (sexta posição), Fairy (32ª posição), Sonasol (36ªposição) e Cif (38ª posição), sendo também as únicas marcas de cuidado do lar presentes no Top 50.
O ranking do Brand Footprint mostra que as marcas que cresceram aumentaram a sua base de compradores. “As estratégias para se conseguir novos consumidores são mais bem sucedidas do que aquelas que têm como objetivo aumentar a fidelidade e a frequência de consumo”, afirmou Blandine Meyer, Commercial Director da Kantar Worldpanel Portugal. “As marcas para crescer têm de ter como prioridade encontrar novos compradores”.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.