Newsletter
Pesquisa
Rute Verschneider Gonçalves é a nova diretora de marca, marketing e conveniência da Galp. Após um percurso de 25 anos na empresa, iniciado em 1998 com a participação numa das primeiras edições do programa de trainees Generation Galp, a profissional assume as novas funções depois de liderar durante um ano o projeto C-Store Transformation, através do qual a energética está a transformar a sua rede de retalho na Península Ibérica.
Nas novas funções na Galp, a nova diretora afirma que assume o objetivo de “ter uma visão holística e integradora” para a estratégia de marca. “Temos de garantir uma marca relevante para os clientes, alinhada com uma estratégia que impulsione os nossos negócios, construindo plataformas que nos permitam conhecer e interagir com o nosso cliente propondo ofertas e experiências integradas, relevantes e inovadoras”.
No negócio da conveniência (lojas Galp e parcerias) o objetivo é “desenvolver parcerias estratégicas, testar novos conceitos, e proporcionar uma experiência de abastecimento de energia completa na nossa rede de retalho, numa lógica de ‘Energia para os veículos e Energia para os nossos Clientes’”.
Rute Gonçalves iniciou o seu percurso na Galp em 1998 integrando precisamente a área de marketing da empresa, assumindo então o cargo de gestora de produto por ocasião do lançamento do Cartão FastGalp, o primeiro cartão de fidelização no sector dos combustíveis em Portugal.
Desempenhou depois funções na área de retalho da Galp e foi responsável pelo marketing do GPL da empresa, antes de integrar a direção de marketing estratégico da Galp, em 2002, para liderar a área de Brand Management, Planning & Research, onde desenvolveu e implementou o rebranding da Galp para a sua marca atual.
Entre 2006 e 2018 foi responsável pela gestão da marca Galp, onde coordenou o planeamento estratégico, a publicidade e comunicação, os patrocínios e canais digitais da empresa. O patrocínio da Galp à Seleção Nacional de futebol – nomeadamente as campanhas ‘Menos Ais’ (2004), ‘A Carta’ (2012), ‘Vuvuzelas’ (2010); ‘Leva Portugal a Peito’ (2018) –, e a campanha de lançamento da Pluma (2006) estão entre os principais projetos que liderou.
Entre 2019 e 2022, o seu trajeto na Galp registou uma pausa para abraçar o projeto 5 a Bombordo, um ambicioso desafio familiar ao qual a empresa se associou. Solicitou uma licença sem vencimento e zarpou com o marido e os três filhos numa viagem de veleiro à volta do Mundo. “Desempenhei aí a função mais importante da minha vida: fui esposa, mãe e professora, 24/24h durante mais de 3 anos”.
Licenciada em Gestão e Organização de Empresas pelo ISCTE em 1998, Rute Verschneider Gonçalves complementou posteriormente a sua formação com o Programa para Executivos do INSEAD e com um plano de Formação Avançada em Gestão na Católica Lisbon School of Business & Economics, na Porto Business School e na Universidade de Aveiro.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.