Roupa, viagens e livros entre os mais procurados pelos portugueses

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Regresso ao consumo
Roupa, viagens e livros entre os mais procurados pelos portugueses
28 de Abril de 2021
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Roupa, viagens e livros entre os mais procurados pelos portugueses
Ana Gaboleiro
Jornalista
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Com o fim do estado de emergência e a reabertura de alguns espaços comerciais, os portugueses têm vontade de regressar ao consumo. A roupa, viagens e livros são os produtos que os portugueses mais procuram, segundo um estudo do Observador Cetelem. 

 

62% dos portugueses revelaram vontade de voltar a frequentar centros comerciais, algo que foi notório nesta reabertura. Devido às restrições, 68% dos consumidores concordam que as suas prioridades de consumo se alteraram, existindo necessidades que deixaram de ser tão importantes satisfazer durante o período de confinamento. Metade afirma que neste período diminuiu a importância do consumo de produtos não alimentares (49%), como roupa (42%) e viagens (28%) – colocando a alimentação (86%) e as despesas da casa (41%) entre as categorias que se mantiveram essenciais. 

 

Provavelmente por terem adiado estas aquisições, na reabertura de atividades, estas são agora as categorias mais procuradas, com 26% a afirmarem que tencionam adquirir roupa e calçado. Na segunda e terceira posição encontramos os gastos com viagens/férias (8%) e os livros (7%). Ao longo dos próximos seis meses, os portugueses preveem que os maiores gastos estarão associados ao investimento nas suas férias (uma média de 983€), à compra de computadores (753€) e à compra de grandes eletrodomésticos (618€). Seguem-se os gastos com materiais de imagem e som (559€) e os smartphones (468€). 

 

O segundo confinamento que o país atravessou aumentou o impacto das compras online na vida dos portugueses: 11% experimentaram comprar online pela primeira vez (6% no primeiro confinamento) e 29% COMUNICADO DE IMPRENSA OBSERVADOR CETELEM aumentaram as compras por esta via (26% anteriormente). Em junho de 2020, 46% não compravam online, agora esse número baixou para 41%. Ainda assim, na retoma das suas compras, os portugueses revelam que vão continuar a dar prioridade às lojas físicas (55%), 44% utilizarão ambas as soluções e somente 6% dará prioridade às lojas online.


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