Newsletter
Pesquisa
Com o objetivo de se posicionar como o palco da inovação e da transformação, o Rock in Rio Lisboa, em parceria com a Liquid Innovation Co. e outros parceiros estratégicos, anunciou que está a desenvolver a Smart City of Rock, um projeto que pretende transformar a Cidade do Rock num verdadeiro “laboratório vivo” de soluções tecnológicas aplicadas em contexto urbano.
A iniciativa tem como objetivo testar e validar em tempo real soluções para áreas como mobilidade, energia, segurança, saúde, inclusão e experiência de marca, replicando no recinto do Parque Tejo a dinâmica de uma autêntica metrópole, com mais de 100 mil visitantes por dia. Mais do que melhorar a experiência do público durante o festival, a ambição é inspirar novos modelos para as cidades do futuro, posicionando Lisboa como vitrine global de inovação smart.
Segundo Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio, “o nosso papel é inspirar outras cidades do mundo a tornarem-se mais inteligentes. A Smart City of Rock é o nosso convite ao mundo para imaginar e construir cidades mais humanas, inteligentes e mais felizes”.
Egon Barbosa, CEO, Liquid Innovation Co., no mesmo comunicado, refere que “queremos potenciar os conceitos de cidade e conexão entre pessoas já presentes no Rock in Rio Lisboa, aplicando-os numa nova escala inteligente. Lisboa pode, mais uma vez, tornar-se o centro da inovação europeia e talvez global. Desenhamos um modelo de cocriação. Todos estão convidados a colaborar”, afirma.
A primeira experiência neste sentido foi realizada em 2024, quando o festival recebeu oito startups que testaram as suas soluções em ambiente real no recinto. Após o sucesso desse piloto, a edição de 2026 marca o arranque oficial deste projeto, que será desenvolvido de forma contínua, ganhando novas camadas a cada edição e acompanhando os avanços tecnológicos e sociais.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.