Robôs invadem Bibliotecas de Lisboa

Pesquisa

Workshops de interação com robôs
Robôs invadem Bibliotecas de Lisboa
28 de Fevereiro de 2019
Robôs invadem Bibliotecas de Lisboa
Robôs invadem Bibliotecas de Lisboa
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Robôs invadem Bibliotecas de Lisboa

A Teckies, startup na área da tecnologia aplicada à educação, vai desenvolver uma série de workshops, em parceria com a Rede de Bibliotecas de Lisboa (BLX), para que as famílias portuguesas aprendam a construir, programar e manipular robôs. O primeiro evento terá lugar no dia 2 de março, em Belém.

Estes workshops baseiam-se na interação com um robô humanoide, o JD da EZ-Robot, capaz de seguir ordens, apanhar objetos, falar e até cantar. Cada família, composta por um adulto e uma criança, terá acesso a um robô e poderá programá-lo à sua medida com um software específico, que lhes será dado a conhecer pela equipa formadora.

Durante três horas, pais e filhos terão de completar o processo de forma autónoma, que começa na construção do robô e ligação das várias partes, passando pela programação dos comandos. Os desafios começam pela programação do robô de forma a que ele consiga dizer um simples adeus, passando depois a reconhecer cores e rostos ou a executar movimentos mais complexos, como uma cambalhota ou o pino.

Para as Bibliotecas de Lisboa, esta é uma oportunidade de partilhar conhecimento de uma forma diferente e inovadora: “Estes workshops são uma grande oportunidade para juntar pais e filhos, ou mesmo avós e netos, para que, em conjunto, entrem no mundo da programação, robótica e automação, temáticas que já são uma realidade nos dias de hoje e que o serão cada vez mais”, afirma Susana Silvestre, chefe da divisão da Rede de Bibliotecas de Lisboa.

Os workshops terão lugar aos sábados, mais concretamente a 2 e 23 de março, nas bibliotecas de Belém e da Penha de França, respetivamente, e a 6 de abril, na Biblioteca Orlando Ribeiro, em Telheiras. A iniciativa requer inscrição prévia, através do site das BLX ou da Teckies, sendo as atividades indicadas para todos aqueles com idade superior a sete anos.

“Vamos lançar desafios às famílias para que possam, em conjunto, não só ter um primeiro contacto com os robôs e a linguagem de programação, mas também passar uma tarde diferente e divertida, experimentando equipamentos que nem sempre lhes são próximos. Além disso, sabemos que o contacto com estes equipamentos traz outras mais-valias para adultos e graúdos, já que estimulam a criatividade, resolução de problemas, trabalho de equipa e outras soft-skills tão necessárias nos dias de hoje”, refere Patrick Götz, fundador da Teckies.

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Robôs invadem Bibliotecas de Lisboa

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Robôs invadem Bibliotecas de Lisboa

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile