Newsletter
Pesquisa
Mais de metade dos portugueses começou a adotar dispositivos inteligentes nos últimos três anos. Robôs de limpeza, como aspiradores e mopas automáticos, estão entre os equipamentos mais populares, segundo um novo estudo da Produto do Ano.
Atualmente, 21% dos inquiridos já utilizam este tipo de robôs, seguidos por eletrodomésticos inteligentes (17%), iluminação automatizada (15%) e sistemas de segurança ou videovigilância (14%). Também os assistentes virtuais como Alexa ou Google Nest (13%) e sistemas de som inteligentes (8%) começam a fazer parte da vida doméstica. Já os termostatos e soluções de climatização inteligente são utilizados por 6% dos inquiridos.
De acordo com o estudo, 51% dos portugueses começou a adotar tecnologia inteligente no lar nos últimos três anos, e 11% que ainda não a possui manifesta interesse em adquirir dispositivos deste tipo.
O conforto e bem-estar são as principais razões para a escolha destes equipamentos (32%), seguidos da conveniência e automatização (25%) e da poupança energética (23%). A segurança e vigilância (11%) também são fatores relevantes.
Para 27% dos participantes, a utilização de tecnologia no lar trouxe uma melhoria na qualidade de vida, nomeadamente na facilitação das tarefas domésticas e no aumento do conforto em casa (26%).
O preço é o fator mais determinante na decisão de compra (23%), seguido pelas funcionalidades práticas (22%) e pela eficiência energética (18%). Por outro lado, o custo elevado dos equipamentos continua a ser a principal barreira à adoção (45%), juntamente com a complexidade de instalação (15%), a falta de conhecimento técnico (14%) e a desconfiança quanto à segurança dos dados pessoais (9%).
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.