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Já são conhecidas as
“Marcas de Confiança” de 2021. A revista Seleções do Reader’s Digest acaba de
divulgar os resultados da 21ª edição do estudo, que voltou a avaliar os níveis
de confiança dos portugueses relativamente às marcas e a outros aspetos das
suas vidas.
Ao todo são 60 as marcas nos quais os portugueses mais
confiam, num ano marcado particularmente por um contexto difícil e onde, mais
do que nunca, a palavra “confiança” é tão necessária. A edição deste ano revela
que os consumidores continuam a confiar nas marcas nacionais e multinacionais
com produção em Portugal, como, por exemplo, a Nestlé, Essilor, Nobre ou
Sagres.
No que diz respeito a aspetos de carácter mais pessoal,
social e económico, o estudo revela que 61% dos inquiridos considera que a sua
situação económica em 2021 irá piorar e apenas 4% acredita que “será melhor”.
Esta situação leva os portugueses (37%) a indicarem que em 2021 irão “consumir
menos, genericamente” e a admitir (29%) “centrar-se em bens ou produtos em
promoção”. 13% dos participantes admite “adiar a compra/troca de bens
duradouros” (como a casa, automóvel ou eletrodomésticos) e 14% afirma que irá
consumir mais marcas da distribuição, as chamadas marcas próprias.
Num ano profundamente afetado pela pandemia Covid-19, os
portugueses demonstram a sua confiança nos profissionais e instituições de
saúde. A Organização Mundial da Saúde e o Serviço Nacional de Saúde são as
instituições em quem os portugueses mais confiam, enquanto que as profissões,
de um universo de 18, que receberam as avaliações mais altas foram as de
Cientistas/Investigadores, Enfermeiros, Médicos e Bombeiros.
Nesta análise os portugueses foram também convidados a
eleger as personalidades de confiança, com base no contributo prestado à
comunidade ou ao engrandecimento da imagem do país. Elvira Fortunato
(Investigação Científica), João de Deus (Medicina) e Joana Vasconcelos (Artes
Plásticas) são os novos vencedores dentro das respetivas áreas.
O título de “Personalidade Portuguesa do Ano” continua a
pertencer a Marcelo Rebelo de Sousa, com 42% dos votos. Em segundo lugar fica
António Guterres. Cristiano Ronaldo capta apenas 4% do universo de votantes.
O estudo “Marcas de Confiança” apresentou como novidade este
ano a introdução de 4 novas categorias: empresas de entrega ao
domicílio, fornecedores de energia, laboratórios de análises clínicas e sites de
e-commerce. Conheça de seguida a lista completa das marcas eleitas:
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