Newsletter
Pesquisa
Contam-se os dias para as
reaberturas. Os centros comerciais, após um período de quase dois meses a meio
gás, vão abrir todas as lojas no dia 5 de junho.
Para a SONAE Sierra, esta é uma
realidade que se foi reinventando ao longo dos dias, das semanas e até dos
meses de confinamento. Muitos destes espaços nunca fecharam, devido à permanência
de hipermercados, onde estavam os chamados bens de primeira necessidade e por
essa razão cumpriram o dever de disponibilizar ao cliente tudo aquilo que ele
precisava.
Foi um teste à adaptação em pequena
e média escala, visto que desde cedo foi necessário implementar algumas medidas
- como dispensadores de gel, seguranças que garantam o controlo por metro
quadrado, desinfeção e limpeza mais periódica – Cristina Santos, administradora
responsável pela gestão dos centros comerciais SONAE Sierra garante que “todas
as normas publicadas pelo governo são cumpridas integralmente (…) o que nós fizemos
foi preparar-nos para receber em total segurança os nossos visitantes proporcionando
todos os meios para isso.”
Para além das novas métricas que ao
longo deste tempo permitiram testar a aptidão para a reabertura que mais cedo
ou mais tarde viria a acontecer, reforçaram-se hábitos que já estavam
interiorizados na rotina dos centros “limpeza também foi bastante reforçada,
desde o primeiro minuto, não tem só haver com esta abertura, por tanto a partir
do momento em que começou este fenómeno e que começamos a perceber um bocadinho
mais o que é que era a origem desta pandemia, nós apostamos imediatamente num
reforço muito grande de toda a limpeza”, reforça a administradora atalhando que
os visitantes têm de se sentir seguros para voltar ao centro comercial.
Todas estas regras foram
partilhadas pela Associação Portuguesa de Centros Comerciais que emitiu um documento
que para a SONAE, por ter já ter centros abertos fora de Portugal, serviu
apenas como guia, importante para a verificação de que já estavam a fazer tudo
bem.
Da adversidade nasceram várias
oportunidades, ainda mais quando o digital se tornou uma ferramenta prioritária
durante o confinamento. Criar soluções de apoio aos lojistas para potenciar as vendas
foi a prioridade dos centros e por essa razão, a SONAE firmou uma parceria com
a market place Dott, sem custos para os lojistas, como forma de dar
continuidade às vendas de 80 marcas presentes no portfólio dos espaços. Foi
também criado um drive in, onde também 80 lojas, disponibilizam a entrega dos
produtos no carro caso os clientes não pretendam entrar no centro comercial. Outra
inovação foi a parceria com a aplicação “na fila”, que permite ao cliente saber
qual a melhor altura para ir a uma loja, caso o espaço já tenha o limite máximo
de pessoas por metro quadrado.
Continuar com os centros em
operação, com o máximo de lojas abertas, criar soluções de apoio aos lojistas e
passar a certeza aos consumidores de que a segurança está sempre em primeiro
lugar são os novos pilares do retalho que a pouco e pouco vai reconquistando o
seu espaço na economia nacional.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.