Redes sociais: serão o melhor antiviral das marcas contra o Covid-19?

Pesquisa

Crise pode ser também oportunidade
Redes sociais: serão o melhor antiviral das marcas contra o Covid-19?
19 de Março de 2020
Redes sociais: serão o melhor antiviral das marcas contra o Covid-19?
Redes sociais: serão o melhor antiviral das marcas contra o Covid-19?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Redes sociais: serão o melhor antiviral das marcas contra o Covid-19?
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel
Em destaque
Artigo - Lateral textoArtigo - Lateral texto

Continuar a ler depois da Publicidade

Pub
Artigo - Horizontal topo textoArtigo - Horizontal topo texto

Por esta altura vivemos as primeiras horas do “Estado de Emergência” em Portugal por causa da pandemia de Covid-19. Mas nos últimos dias milhares de pessoas já se fecharam em casa de forma a conter a propagação e, por isso, os ecrãs dos nossos smartphones transformaram-se, mais do que nunca, na nossa janela para o mundo.


Na verdade, o coronavírus está a proporcionar várias oportunidades de comunicação às marcas e aquelas que saibam melhor aproveitá-las vão sair reforçadas da crise. É esta a ideia destacada pelo Marketing Directo, que se baseia num artigo da jornalista Stéphanie Weber para a Horizont.

Neste momento, a população procura avidamente por informação sobre o coronavírus e para reuni-la colocam inevitavelmente os seus olhos nas redes sociais. De acordo com dados da GlobalWebIndex, o consumo de plataformas 2.0 alterou-se significativamente (e intensificou-se simultaneamente), quer nos Estados Unidos, como no Reino Unido, desde que começou a pandemia. 90% dos jovens pertencentes à Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) diz ter modificado os seus hábitos. Esta proporção diminui até aos 75% no caso dos chamados “baby boomers” (pessoas nascidas entre 1946 e 1964).

A verdade é que por estes dias lavamos as mãos com muita frequência, evitamos as viagens que não são necessárias e não descolamos das redes sociais. Para as marcas a questão nesta altura é saber como devem reagir a esta drástica mudança.

A Tesla, por exemplo, optou por realizar eventos diários focados em vendas através da app de vídeos Douyin, com o objetivo de dar destaque às características diferenciadoras dos seus veículos elétricos. Já a Mercedez-Benz apostou na app WebChat para partilhar perspetivas de 360º do GLB, o novo SUV da marca alemã. Através desta experiência, os utilizadores têm a oportunidade de apreciar os interiores do veículo e conhecer a sua “dashboard” sem sair de casa.

Para podermos converter os media sociais em verdadeiros aliados contra o Covid-19 as marcas necessitam apoiar-se na tecnologia, mas sobretudo no conteúdo, defende o artigo da Horizon. Nestes tempos de incerteza as marcas estão obrigadas a comunicar de forma transparente com os clientes e com os trabalhadores para mitigar os seus medos. A tranquilidade, a proximidade e a clareza são termos obrigatórios para as marcas nesta altura.

Dizem que “o conteúdo é o rei e a distribuição é a rainha, mas é ela que veste as calças”. Esta frase faz sentido particularmente em tempos de crise. É mais importante que nunca conectar com o target certo no canal mais apropriado para responder de maneira oportuna às mais variadas questões: “que produtos estão ainda disponíveis?”, “vão continuar a prestar com normalidade os vossos serviços?” ou “vai haver despedimentos?”.

As marcas podem realizar eventos em streaming e responder às perguntas formuladas pelos seus clientes, apostando em canais interativos e fazendo potencialmente milhares de novos contactos. Se fizerem bem as coisas, as marcas têm aqui uma oportunidade para criar comunidades de clientes extraordinariamente fiéis, conclui Weber.

Em destaque
Artigo - Horizontal Final do artigoArtigo - Horizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Redes sociais: serão o melhor antiviral das marcas contra o Covid-19?

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Redes sociais: serão o melhor antiviral das marcas contra o Covid-19?

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile