Redes sociais: serão o melhor antiviral das marcas contra o Covid-19?

Pesquisa

Crise pode ser também oportunidade
Redes sociais: serão o melhor antiviral das marcas contra o Covid-19?
19 de Março de 2020
Redes sociais: serão o melhor antiviral das marcas contra o Covid-19?
Redes sociais: serão o melhor antiviral das marcas contra o Covid-19?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Redes sociais: serão o melhor antiviral das marcas contra o Covid-19?
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Por esta altura vivemos as primeiras horas do “Estado de Emergência” em Portugal por causa da pandemia de Covid-19. Mas nos últimos dias milhares de pessoas já se fecharam em casa de forma a conter a propagação e, por isso, os ecrãs dos nossos smartphones transformaram-se, mais do que nunca, na nossa janela para o mundo.


Na verdade, o coronavírus está a proporcionar várias oportunidades de comunicação às marcas e aquelas que saibam melhor aproveitá-las vão sair reforçadas da crise. É esta a ideia destacada pelo Marketing Directo, que se baseia num artigo da jornalista Stéphanie Weber para a Horizont.

Neste momento, a população procura avidamente por informação sobre o coronavírus e para reuni-la colocam inevitavelmente os seus olhos nas redes sociais. De acordo com dados da GlobalWebIndex, o consumo de plataformas 2.0 alterou-se significativamente (e intensificou-se simultaneamente), quer nos Estados Unidos, como no Reino Unido, desde que começou a pandemia. 90% dos jovens pertencentes à Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) diz ter modificado os seus hábitos. Esta proporção diminui até aos 75% no caso dos chamados “baby boomers” (pessoas nascidas entre 1946 e 1964).

A verdade é que por estes dias lavamos as mãos com muita frequência, evitamos as viagens que não são necessárias e não descolamos das redes sociais. Para as marcas a questão nesta altura é saber como devem reagir a esta drástica mudança.

A Tesla, por exemplo, optou por realizar eventos diários focados em vendas através da app de vídeos Douyin, com o objetivo de dar destaque às características diferenciadoras dos seus veículos elétricos. Já a Mercedez-Benz apostou na app WebChat para partilhar perspetivas de 360º do GLB, o novo SUV da marca alemã. Através desta experiência, os utilizadores têm a oportunidade de apreciar os interiores do veículo e conhecer a sua “dashboard” sem sair de casa.

Para podermos converter os media sociais em verdadeiros aliados contra o Covid-19 as marcas necessitam apoiar-se na tecnologia, mas sobretudo no conteúdo, defende o artigo da Horizon. Nestes tempos de incerteza as marcas estão obrigadas a comunicar de forma transparente com os clientes e com os trabalhadores para mitigar os seus medos. A tranquilidade, a proximidade e a clareza são termos obrigatórios para as marcas nesta altura.

Dizem que “o conteúdo é o rei e a distribuição é a rainha, mas é ela que veste as calças”. Esta frase faz sentido particularmente em tempos de crise. É mais importante que nunca conectar com o target certo no canal mais apropriado para responder de maneira oportuna às mais variadas questões: “que produtos estão ainda disponíveis?”, “vão continuar a prestar com normalidade os vossos serviços?” ou “vai haver despedimentos?”.

As marcas podem realizar eventos em streaming e responder às perguntas formuladas pelos seus clientes, apostando em canais interativos e fazendo potencialmente milhares de novos contactos. Se fizerem bem as coisas, as marcas têm aqui uma oportunidade para criar comunidades de clientes extraordinariamente fiéis, conclui Weber.

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Redes sociais: serão o melhor antiviral das marcas contra o Covid-19?

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Redes sociais: serão o melhor antiviral das marcas contra o Covid-19?

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile