Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
81% dos portugueses considera muito importante adquirir
novas competências para desenvolver a sua carreira e 13% dos colaboradores
mudaram de emprego no último semestre de 2021. Estas são algumas das principais
conclusões do estudo Randstad Employer Brand Research 2022, que irá estar em
destaque este fim de semana na SIC Notícias.
A Delta Cafés é a empresa mais atrativa para trabalhar em
Portugal pelo segundo ano consecutivo, seguida da Farfetch e da Bosch. O setor
da saúde é considerado o mais atrativo para trabalhar este ano, de acordo com a
opinião dos portugueses, e o das Tecnologias de Informação passa para segundo
lugar. O setor automóvel passa a ocupar o Top 3, representando um crescimento
de 5 posições face ao ano anterior.
A conciliação profissional continua como principal critério
na decisão de emprego para os portugueses, um valor em linha com a média
europeia, lado a lado, com o critério do ambiente de trabalho que ganha maior
destaque este ano.
Este é um estudo independente que se realiza pelo 7º ano
consecutivo em Portugal com o objetivo de analisar a perceção da população em
relação aos 150 maiores empregadores de 31 países. No mercado nacional, o
inquérito foi realizado online em janeiro em 2022, a quase 5 mil indivíduos
(profissionais ativos, desempregados e estudantes), com idades compreendidas
entre os 18 e os 65 anos. A maioria dos participantes é residente em Lisboa
(38%), seguindo-se a região Norte (34%) e o Centro (18%) do país.
Entre os fatores mais valorizados numa empresa, por quem
procura emprego, estão o salário e benefícios (72%), mas também o equilíbrio
entre a vida pessoal e profissional (67%) e o bom ambiente de trabalho (67%).
De destacar que, em 2022, estes fatores assumem maior preponderância do que em
anos anteriores.
O trabalho tornou-se mais importante para 1 em cada 3
colaboradores portugueses (33%), principalmente na faixa etária mais jovem, doa
18 aos 24 anos, para a qual a importância do seu trabalho aumentou nos últimos
12 meses (50%). Por outro lado, verifica-se que os inquiridos com maiores
habilitações literárias dão agora menos importância à carreira (23%).
O Imagens de Marca esteve à conversa com Joana Semedo,
consultora de marketing e comunicação da Randstad Portugal, que lhe mostra,
este domingo, às 10h40, as principais conclusões do estudo na emissão da SIC
Notícias.
Veja agora o top 20 das empresas mais atrativas para
trabalhar:
1 - Delta Cafés
2 - Farfetch
3 - Bosch
4 - Nestlé
5 - Hovione
6 - Siemens
7 - Banco de Portugal
8 - RTP - Rádio e Televisão de Portugal
9 - The Navigator Company
10 - Volkswagen Group Services
11 - OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal
12 - Fujitsu Technology Solutions
13 - Ikea Portugal
14 - JOAQUIM CHAVES SAÚDE
15 - Volkswagen Autoeuropa
16 - Hospital da Luz
17 - Nokia
18 - Sumol+Compal
19 - PSA Peugeot Citroën
20 - Pestana Hotel Group
E o top 10 dos setores mais atrativos para trabalhar:
1 - Saúde
2 - IT, Consultoria e Telecomunicações
3 - Automóvel
4 - Turismo, Desporto e Entretenimento
5 - FMCG e Indústria Alimentar
6 - Banca e Serviços Financeiros
7 - Indústria
8 - Aviação
9 - Customer Care e Shared Services
10 - Serviços
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Empower Brands Channel.