ghost image socials
Para aquisição de equipamento médico
"tech4COVID19" lança campanha de angariação de fundos
18 de março de 2020
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
"tech4COVID19" lança campanha de angariação de fundos
Marco Silva
Coordenador Editorial Digital

STOP COVID-19 é a campanha de angariação de fundos da tech4COVID19 para adquirir equipamento médico como máscaras, luvas e fatos de proteção, a serem doados a centros hospitalares e unidades de saúde em necessidade. Este é o primeiro projeto de muitos que se seguirão da tech4COVID19, a comunidade que conta com já mais de 1.500 empreendedores e colaboradores de tecnológicas portuguesas que se voluntariaram para combater o novo Coronavírus.

Em comunicado, refere-se que a primeira campanha procura angariar um mínimo de 100.000 euros para aquisição de equipamentos de proteção médica (máscaras, luvas, batas) que têm como função garantir a proteção individual dos profissionais de saúde, impedindo o contacto com superfícies infectadas e diminuindo assim a probabilidade de propagação do vírus. Segundo a Ordem dos Médicos, 20% dos infectados em Portugal são médicos que, por falta de proteção e material de trabalho, têm contacto com o vírus e acabam por ficar infectados. O aumento do número de profissionais de saúde infectados com Covid-19 traduz-se também numa ainda maior redução na força de trabalho para assistir a doentes.

Esta é apenas a primeira campanha da tech4COVID19, outras se seguirão caso se verifique o sucesso da primeira aproximação e a necessidade por parte dos estabelecimentos de saúde. As seguintes poderão reforçar a compra de equipamentos de proteção individual, mas também apontar a equipamentos de outras dimensões como ventiladores, testes de diagnóstico e até destinar-se ao apoio a outros tipos de entidades com necessidades de equipamento ou outros meios para prestar assistência.

O tech4COVID19 afirma que já identificou, de forma espontânea, fornecedores para mais de meio milhão de máscaras de proteção e mais de 50 ventiladores e tem recebido, por outro lado, várias solicitações de equipamentos e apoio de diversas fontes como centros hospitalares e profissionais de saúde.

O objetivo é conseguir contribuir para a satisfação destas necessidades, que será sempre feito em coordenação com as entidades públicas responsáveis, nomeadamente o Infarmed, Direção Geral de Saúde, Administrações Regionais de Saúde ou o Serviço Nacional de Saúde, e de forma nenhuma fazer-se substituí-las ou atuar de forma paralela.

É a fintech GoParity, uma plataforma que financia projetos sustentáveis e membro da Tech4Covid-19, que está a gerir a campanha de angariação de fundos.

A identificação de fornecedores a nível mundial para a aquisição dos equipamentos é um esforço conjunto de mais de 15 startups que fazem parte da tech4COVID19, entre elas Adapttech, AddVolt, Azitek, ChinaFacture, GoParity, Healthy Road, Humaniaks, HUBB, ISSHO, LOQr, nBanks, PlugtoChina, TonicApp, Ungap, Vizzuality, Wisecorp e YBYFoods.

A STOP COVID-19 conta com o apoio institucional, em alguns casos financeiro, da Startup Portugal, ANJE, Startup Lisboa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Casa do Impacto, Morais Leitão e Galvão Teles, entre vários outros.

No mesmo documento enviado às redações é explicado ainda que a identificação do material foi feita de acordo com orientações da Direção Geral de Saúde (DGS) e de técnicos de saúde e validada por especialistas de saúde. E que esta não é uma campanha de financiamento colaborativo (crowdfunding). Trata-se de uma campanha de angariação de receitas, ao abrigo do DL 87/99 de 19 de março de 1999, lançada no âmbito movimento tech4COVID19, destinada a utilizar 100% do valor angariado na aquisição de equipamento médico que será utilizado no tratamento e controlo do novo Coronavírus.

Artigos Relacionados

Este sábado e domingo, SIC Notícias
25 de setembro de 2020
Tendências & Tecnologia
Prevista queda de 20% em 2021
24 de setembro de 2020
Tendências & Tecnologia
Pandemia trouxe novas tendências
23 de setembro de 2020
Tendências & Tecnologia

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba os temas e as notícias que são realmente importantes para si

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Empower Brands Community Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

fechar

X

Faça parte da nossa comunidade!

A comunicação positiva e o jornalismo inspirador nunca foram tão relevantes para a gestão da sua empresa. Apoie a produção dos nossos conteúdos e dos nossos projetos fazendo parte de uma comunidade que promove o conhecimento, o valor das marcas e a economia sustentável.


Saiba como se tornar membro ou subscritor. Seja bem-vindo à Empower Brands Community e ao Imagens de Marca.

SUBSCREVER

Obrigado, consulte o seu email.