"Estou a trabalhar num projeto ambicioso que lida com o pensamento a longo prazo"

Pesquisa

Entrevista a Stefan Sagmeister
"Estou a trabalhar num projeto ambicioso que lida com o pensamento a longo prazo"
18 de Junho de 2020
"Estou a trabalhar num projeto ambicioso que lida com o pensamento a longo prazo"
"Estou a trabalhar num projeto ambicioso que lida com o pensamento a longo prazo"
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
"Estou a trabalhar num projeto ambicioso que lida com o pensamento a longo prazo"
Marco Silva
Coordenador Editorial Digital
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Nota da direção editorial: Nos últimos 3 meses reinventámos o nosso trabalho a partir de casa e conseguimos nunca parar a produção de informação. Criámos mais e novas formas de a fazer chegar até si, apostámos em conferências na web com momentos de reflexão e partilha de conhecimento com profissionais altamente reputados dentro e fora de Portugal, sempre gratuitamente. Produzimos papers de elevado interesse para decisores de empresas com as ideias mais importantes de cada conferência/debate e preparamo-nos agora para iniciar as atividades da nossa Empower Brands Community, na área da academia, para que o conhecimento possa chegar cada vez mais longe e a mais pessoas enriquecendo também o mercado. Estamos a cumprir o nosso propósito.


Stefan Sagmeister é um dos nomes incontornáveis do design a nível mundial.


Mas dizer que é apenas designer é reduzir em muito o seu trabalho, é um contador de histórias inato e também tipógrafo.


É muito provável que em algum momento das nossas vidas nos tenhamos cruzado com o seu trabalho. Já trabalhou para clientes como EDP, Casa da Música no Porto, Rolling Stones, Talking Heads, Aerosmith, Jay-Z, Adobe entre muitos outros. Também realizou e protagonizou o Happy Film, um documentário em que tenta repensar a sua personalidade com o objetivo de se tornar uma pessoa mais feliz. É austríaco mas é a partir de Nova Iorque que trabalha as suas ideias, e é em Nova Iorque no seu apartamento na 222 West 14 Street, entre a 7ª e 8ª Avenida, que nos concedeu uma entrevista via e-mail.


Imagens de Marca: Como é que o seu processo criativo está a ser influenciado por tudo o que está a acontecer?


Stefan Sagmeister: Como já completei 3 anos sabáticos na minha vida de designer, encontro-me bem preparado para trabalhar em projetos auto-motivados. Para mim são importantes.


IM: Consegue encontrar inspiração no isolamento? Sente que o seu trabalho é influenciado pelo coronavírus?


Stefan Sagmeister: Sim, eu acho que este tempo sem interrupções ajuda bastante e é sempre muito produtivo. Sei por experiência própria, dos meus períodos sabáticos, que eu não consigo ler ou ver Netflix o dia inteiro, sinto-me mais feliz se me sentar à secretária e trabalhar. Também sinto um fluxo maior nos meus streams no Instagram onde faço crítica de trabalhos de jovens designers. Também recebo muitos e-mails de designers que me pedem que comente os seus trabalhos. E isto acontece porque as pessoas estão simplesmente interessadas em feedback. Mas tenho a certeza que existem “sub-motivos” também, como ser publicado numa conta com um grande número de seguidores. Já soube de um designer que recebeu uma proposta de trabalho depois de aparecer num dos meus streams.


Também estou a trabalhar num projeto mais ambicioso que lida com o pensamento a longo prazo. Os media de curto prazo como o Twitter, que criam conteúdos de hora em hora, que acabam por gerar uma impressão de que o mundo está fora de controlo, com a democracia em perigo, conflitos omnipresentes e uma perspetiva geral de destruição. Mas se olharmos para tudo o que está a acontecer ao mundo numa perspetiva de “longo prazo” - o único sentido que abre caminho – praticamente qualquer aspecto que diga respeito à humanidade parece estar a melhorar: há menos pessoas com fome, menos pessoas a morrer em guerras ou em desastres naturais, mais pessoas a viver em democracia e a viver muito mais que alguma vez se viveu. Há 200 anos cerca de 9 em 10 pessoas não conseguia ler nem escrever, hoje esse número é 1 em 10.


Estou a trabalhar em criar visualizações intrigantes sobre estes desenvolvimentos com o objetivo de quem os veja tenha o desejo de os pendurar nas suas salas, como uma obra de arte, como uma lembrança de que estas últimas semanas são apenas ‘pontinhos’ num ambiente bastante saudável.


IM: Será que depois de tudo isto passar as pessoas ainda vão encontrar a felicidade nas mesmas coisas de antes? As marcas vão aprender alguma coisa com tudo o que aconteceu?


Stefan Sagmeister: Eu consigo ver isto tomar várias direções: os designers podem tornar-se responsáveis por criar beleza novamente, online e offline, em produtos e em vizinhanças, pois quando nos sentimos melhor portamo-nos melhor em ambientes bonitos. Os designers também poderão colaborar com engenheiros e cientistas para criar soluções para grandes problemas ambientais, desde a captura de carbono até à criação de “cintos verdes” (green belts) à volta de cidades costeiras. E espero eu, que haja um designer que consiga resolver os procedimentos pouco eficientes nos aeroportos, talvez com a ajuda de alguma marca.


IM: Qual será o papel das marcas e da criatividade no que diz respeito a mudar as prioridades das pessoas depois desta crise da COVID19?


Stefan Sagmeister: Eu acho que para uma marca ser significativa, ela tem que ajudar ou encantar as pessoas. E se não faz nenhuma das duas, eu simplesmente não uso os seus serviços ou compro os seus produtos.

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

"Estou a trabalhar num projeto ambicioso que lida com o pensamento a longo prazo"

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

"Estou a trabalhar num projeto ambicioso que lida com o pensamento a longo prazo"

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile