Quem venceu a “taça” da publicidade no Super Bowl?

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3 anúncios que se destacaram
Quem venceu a “taça” da publicidade no Super Bowl?
9 de Fevereiro de 2021
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Quem venceu a “taça” da publicidade no Super Bowl?
Ana Gaboleiro
Jornalista
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Os Tampa Bay Buccaneers conquistaram no domingo pela segunda vez o Super Bowl 2021, ao vencerem os Kansas City Chiefs, que defendiam o título de campeões da liga norte-americana de futebol americano. Mas se em campo Tom Brady fez história, no grande ecrã também houve marcas que se destacaram.

 

Como já é habitual, durante o Super Bowl LV muitos são os anúncios que chamam a atenção de milhões de telespectadores. No entanto, este ano os desafios foram além de ter uma ideia original e executá-la de maneira brilhante. A pandemia levou a que muitas marcas tivessem de adaptar a sua estratégia publicitária.

 

Mas qual foi a marca que venceu a taça deste ano no que toca à publicidade?

 

5 segundos que conquistaram o mundo

 

Reddit, Indeed e Oatly brilharam num palco que geralmente dominado por anunciantes maiores e mais esperados. Por exemplo, o site da Reddit foi abaixo depois do anúncio de 5 segundos ter deixado muitos espectadores a esperarem por mais.

 

Bianca Guimarães, diretora executiva de criação da Mischief @ No Fixed Address, refere ao The Drum que a Reddit ganhou o Super Bowl por ter “capitalizado num momento cultural e em tempo real ao fazer referência ao caos do GameStop”  e ressalta sua estratégia de longo prazo de “construção de comunidade”. Para Bianca, a marca vem provar que não é importante o tamanho da produção, mas sim o tamanho da ideia.

 

Já para Lisa Clunie, cofundadora e executiva-chefe da JOAN, “enquanto o mundo gastava uma fortuna em tempo de antena, produção e celebridades, o Reddit exibiu um slide de PowerPoint não projetado com o título: “Uau, isto realmente funcionou”.



As histórias reais do desemprego

 

O anúncio da Indeed foi também um dos mais destacados. Katie Keating, co-fundadora e co-diretora de criatividade da Fancy, destaca que este ano o consumidor apela por uma nova forma de contar histórias. As grandes produções, celebridades e storytelling épico ficam para trás quando se trata de pensar na comunidade. “A empatia pelos americanos que procuram emprego era clara. E tudo começou com o elenco de uma representação diversificada de verdadeiros americanos em busca de emprego. O anúncio criou um sentimento de compreensão, possibilidade e esperança para o futuro. E reconheceu a realidade em que vivemos hoje”, explica ao The Drum a responsável da Fancy.

 

Já Ambika Gautum Pai, diretora de estratégia da Mekanism, refere que “contra o pano de fundo de uma das crises económicas mais angustiantes, os números do desemprego de longo prazo aproximando-se cada vez mais da Grande Depressão e as mulheres unem-se para pedir a Joe Biden que implemente o“ Plano Marshall para as mães ”. O tema do emprego não poderia ser mais relevante”.



O CEO de uma empresa a fazer algo “estranho mas memorável”

 

Para Stephen Clements, diretor de criatividade da YML, a Oatly destacou-se por ser estranho e memorável. “Não sei por que, mas pareceu certo este ano, quando estamos todos em casa, ver um homem num campo a cantar um canto estranho escrito por ele mesmo sobre aveia. E não é um homem qualquer, é o CEO da empresa, nada menos. Todos os outros anúncios de alta produção pareciam meio desesperados”.

 

A Oatly conquistou o público por ter um tom divertido mas também pela baixa produção do anúncio.


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