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Os Tampa Bay Buccaneers conquistaram no domingo pela segunda
vez o Super Bowl 2021, ao vencerem os Kansas City Chiefs, que defendiam o
título de campeões da liga norte-americana de futebol americano. Mas se em
campo Tom Brady fez história, no grande ecrã também houve marcas que se
destacaram.
Como já é habitual, durante o Super Bowl LV muitos são os
anúncios que chamam a atenção de milhões de telespectadores. No entanto, este ano
os desafios foram além de ter uma ideia original e executá-la de maneira
brilhante. A pandemia levou a que muitas marcas tivessem de adaptar a sua
estratégia publicitária.
Mas qual foi a marca que venceu a taça deste ano no que toca
à publicidade?
5 segundos que conquistaram o mundo
Reddit, Indeed e Oatly brilharam num palco que geralmente
dominado por anunciantes maiores e mais esperados. Por exemplo, o site da
Reddit foi abaixo depois do anúncio de 5 segundos ter deixado muitos
espectadores a esperarem por mais.
Bianca Guimarães, diretora executiva de criação da Mischief
@ No Fixed Address, refere ao The Drum que a Reddit ganhou o Super Bowl por ter
“capitalizado num momento cultural e em tempo real ao fazer referência ao caos
do GameStop” e ressalta sua estratégia de longo prazo de “construção de
comunidade”. Para Bianca, a marca vem provar que não é importante o tamanho da
produção, mas sim o tamanho da ideia.
Já para Lisa Clunie, cofundadora e executiva-chefe da JOAN,
“enquanto o mundo gastava uma fortuna em tempo de antena, produção e
celebridades, o Reddit exibiu um slide de PowerPoint não projetado com o
título: “Uau, isto realmente funcionou”.
As histórias reais do desemprego
O anúncio da Indeed foi também um dos mais destacados. Katie
Keating, co-fundadora e co-diretora de criatividade da Fancy, destaca que este
ano o consumidor apela por uma nova forma de contar histórias. As grandes
produções, celebridades e storytelling épico ficam para trás quando se trata de
pensar na comunidade. “A empatia pelos americanos que procuram emprego era
clara. E tudo começou com o elenco de uma representação diversificada de
verdadeiros americanos em busca de emprego. O anúncio criou um sentimento de
compreensão, possibilidade e esperança para o futuro. E reconheceu a realidade
em que vivemos hoje”, explica ao The Drum a responsável da Fancy.
Já Ambika Gautum Pai, diretora de estratégia da Mekanism,
refere que “contra o pano de fundo de uma das crises económicas mais
angustiantes, os números do desemprego de longo prazo aproximando-se cada vez
mais da Grande Depressão e as mulheres unem-se para pedir a Joe Biden que
implemente o“ Plano Marshall para as mães ”. O tema do emprego não poderia ser
mais relevante”.
O CEO de uma empresa a fazer algo “estranho mas memorável”
Para Stephen Clements, diretor de criatividade da YML, a
Oatly destacou-se por ser estranho e memorável. “Não sei por que, mas pareceu
certo este ano, quando estamos todos em casa, ver um homem num campo a cantar
um canto estranho escrito por ele mesmo sobre aveia. E não é um homem qualquer,
é o CEO da empresa, nada menos. Todos os outros anúncios de alta produção
pareciam meio desesperados”.
A Oatly conquistou o público por ter um tom divertido mas
também pela baixa produção do anúncio.
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