Quem é o consumidor pós-pandemia?

Pesquisa

As tendências de consumo em 2021
Quem é o consumidor pós-pandemia?
5 de Fevereiro de 2021
Quem é o consumidor pós-pandemia?
Quem é o consumidor pós-pandemia?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Quem é o consumidor pós-pandemia?
Ana Gaboleiro
Jornalista
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Nota da direção editorial:

O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


Já sabemos que a pandemia veio mudar os nossos hábitos de consumo. O tempo passado em casa, a maior sensibilidade para determinadas questões, o e-commerce, a procura por marcas com propósito, são algumas das tendências que temos vindo a assistir desde que a Covid-19 confinou o mundo. Mas quem é este consumidor?

 

Segundo o relatório Tendências do Consumidor 2021 publicado no IDEAS, o think tank de liderança e conhecimento da consultora LLYC, a componente emocional estará, mais do que nunca, na origem das decisões do consumidor em 2021. 


De acordo com o estudo, realizado pela área de Consumer Engagement da LLYC, a empatia das marcas será quase obrigatória para entender este novo consumidor, que está, há quase um ano, imerso na tensão emocional da pandemia. É um cidadão global que se reconectou com o essencial e que buscará, mais do que nunca, a perceção de um lar saudável e seguro, onde a saúde mental deixou de ser tabu e passa a fazer parte das conversações do dia a dia.


"A (r)evolução que estamos a viver passa por uma mudança radical na forma como nos relacionamos e por um regresso aos aspetos mais primários e às garantias de segurança. Os consumidores exigirão das marcas mais um passo no seu compromisso com as pessoas para estarem mais perto delas e criarem uma diferença real nas suas vidas; quer seja em termos de empatia e de ligação emocional, quer seja através de aspetos mais racionais, como a proximidade e a prontidão no momento de responder às suas necessidades. Mais do que informação comercial esperam  que se posicionem e opinem frente a temas sociais e políticos”, explica Marlene Gaspar, diretora de engagement e digital da LLYC em Portugal. 


A nova forma de consumir confere à logística um papel protagonista: o consumidor exige uma disponibilidade imediata dos produtos de que precisa, mas também caminhamos para novos modelos de cidade onde a proximidade e o consumo local primam. A crise económica acentua o conceito de acessibilidade e "affordability" dos produtos. Além disso, exige uma maior responsabilidade por parte das marcas – que estão a ser obrigadas a repensar as suas estratégias de retalho e publicidade, devido ao aumento do teletrabalho e da emergência do e-commerce.


"Radiografar o consumidor nascido de uma pandemia tem sido um desafio, porque nunca tínhamos passado por uma mudança tão rápida de tendências fruto da adaptação ao novo contexto. É uma oportunidade para todos, mas as marcas terão de entender bem o novo cidadão que emergiu deste contexto e colocar-se, mais do que nunca, na sua pele se quiserem ter êxito nas suas propostas de valor”, refere em comunicado David González Natal, sócio e diretor sénior de consumer engagement da LLYC.


O Imagens de Marca teve acesso exclusivo ao vídeo do responsável que resume as principais tendências de consumo em 2021 a que vamos assistir.


Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Quem é o consumidor pós-pandemia?

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Quem é o consumidor pós-pandemia?

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile