Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo positivo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
Nos
dias que correm é difícil encontrar trabalhadores de confiança.
Mas
será que os trabalhadores estão descansados com as empresas em que trabalham?
As condições precárias, evidenciaram-se no contexto de pandemia, não só se
perderam empregos como a confiança no futuro. Um estudo da Universidade
Europeia revelou que os jovens se sentem inseguros, no que diz respeito aos
seus empregadores, a “Segurança face à continuidade/manutenção do emprego”
(Segurança Quantitativa) e a “Segurança face às condições e conteúdo do
trabalho” (Segurança Qualitativa), são os principais demonstradores que
ajudaram a concluir que é a população ativa mais jovem revela níveis mais
elevados de insegurança laboral.”
Foram
inquiridos 1.519 jovens, alguns com idades inferiores a 25 anos onde os
indivíduos com vínculos laborais temporários - com contrato a termo certo ou trabalho
temporário - apresentam uma perceção de insegurança laboral, tanto qualitativa
(3,42), como quantitativa (3,15) mais elevada relativamente às restantes
modalidades de vínculo.
Já
o género mais afetado por esta crise, são as mulheres que apresentaram uma
perceção de insegurança laboral, de natureza qualitativa, significativamente
mais elevada (2,66) do que os homens (2,55).
O
facto dos jovens terem estudado até mais tarde parece ter um efeito atenuador na
decisão dos empregadores, uma vez que os participantes no estudo com
doutoramento diferem significativamente dos restantes participantes por
apresentarem um valor inferior de despedimentos (1,89).
Todo
este inquérito foi realizado e analisado pela Universidade Europeia, com
recurso às plataformas digitais.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.