Quase metade dos portugueses rejeita marcas com práticas insustentáveis

Pesquisa

Sustentabilidade
Quase metade dos portugueses rejeita marcas com práticas insustentáveis
29 de Maio de 2025
Quase metade dos portugueses rejeita marcas com práticas insustentáveis
Quase metade dos portugueses rejeita marcas com práticas insustentáveis
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Quase metade dos portugueses rejeita marcas com práticas insustentáveis
Marco Silva
Coordenador Editorial Digital
Pub
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

A consciência ambiental dos consumidores portugueses está a ganhar terreno nas decisões de compra. De acordo com um estudo realizado pela Product of the Year Portugal, por ocasião do Dia Mundial do Ambiente, quase metade dos inquiridos (49%) admite já ter deixado de comprar produtos de marcas cujas práticas considera insustentáveis ou prejudiciais ao ambiente.


Quando convidados a definir o que significa “sustentabilidade”, os portugueses destacam sobretudo o consumo consciente e responsável (23%), seguido da preservação ambiental (21%) e da redução de desperdício e reciclagem (19%). Energias limpas (14%) e responsabilidade social e ética empresarial (11%) completam o conjunto de valores mais referidos.


No comportamento diário, a preocupação com o impacto ambiental traduz-se em escolhas como a aquisição de eletrodomésticos com eficiência energética (22%), produtos reutilizáveis ou com pouca embalagem (22%), alimentos biológicos (16%) e cosméticos naturais (15%).


As motivações para optar por produtos sustentáveis centram-se, em primeiro lugar, no menor impacto ambiental (29%), seguido dos benefícios para a saúde (25%) e de um estilo de vida mais consciente (23%). A perceção de qualidade também se destaca (10%), evidenciando um consumidor mais exigente e informado.


Apesar de 62% dos inquiridos afirmar estar disposto a pagar mais por opções sustentáveis, apenas uma minoria (17%) aceita pagar significativamente mais, revelando que o custo continua a ser um fator decisivo.


O estudo mostra ainda que 60% dos consumidores reconhecem mudanças no comportamento das marcas em Portugal, embora apenas 20% vejam uma evolução significativa. A lentidão das mudanças (17%) e a perceção de greenwashing são apontadas como obstáculos à confiança nas mensagens de sustentabilidade. Ainda assim, 57% dos consumidores acreditam que os produtos sustentáveis têm, em alguns casos, uma qualidade superior.

Em Destaque
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Quase metade dos portugueses rejeita marcas com práticas insustentáveis

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Quase metade dos portugueses rejeita marcas com práticas insustentáveis

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile