Quase metade dos portugueses considera que 2022 será um ano “melhor”

Pesquisa

Estudo do Observador Cetelem
Quase metade dos portugueses considera que 2022 será um ano “melhor”
28 de Dezembro de 2021
Quase metade dos portugueses considera que 2022 será um ano “melhor”
Quase metade dos portugueses considera que 2022 será um ano “melhor”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Quase metade dos portugueses considera que 2022 será um ano “melhor”
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo

Faça parte do futuro do Imagens de Marca

O rigor, a relevância e a criatividade estão presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.

Apoie a missão de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.

Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Já 51% dos inquiridos considera que o próximo ano “será igual” a 2021.


Depois de dois anos profundamente marcados pela pandemia de covid-19, os portugueses mostram-se mais otimistas relativamente ao ano que se avizinha. Segundo o mais recente estudo do Observador Cetelem, quase metade dos portugueses considera que 2022 será um ano mais favorável.


“45% dos portugueses inquiridos perspetivam que o novo ano será um ano ‘melhor’, sendo que, destes, 8% acreditam que será ‘muito melhor’”, revela o Observador Cetelem, no comunicado enviado às redações. Por sua vez, 51% dos inquiridos considera que o próximo ano “será igual”, com apenas 3% dos portugueses a esperar por um ano “pior” ou “muito pior”.


O estudo Observador Cetelem Natal 2021 conclui ainda que os mais jovens são os mais otimistas relativamente a este novo ano, tal como os cidadãos com melhores rendimentos (68%). Os indivíduos com idades compreendidas entre os 54 e os 64 anos são os que olham para o futuro de forma menos positiva, com apenas 29% a esperar um ano melhor.


No que toca aos planos para o novo ano, 78% dos inquiridos refere já ter algumas ideias em mente. 45% dos portugueses pretende passar mais tempo com a família, ao passo que 27% quer retomar atividades que foram abandonadas por causa da pandemia. A vontade de fazer mais viagens (22%) e de ir a mais concertos ou festivais (18%) também existe em alguns portugueses.


No que toca aos festejos da Passagem de Ano, são muitos aqueles que vão optar for ficar em casa este ano (62%) – uma percentagem ainda mais expressiva se olharmos para o caso dos inquiridos a partir dos 55 anos (83%). Os jovens entre os 18 e os 34 anos são os que mais optam por celebrar a data em casa de amigos ou de outros familiares (33%).


Quando questionados sobre com quem vão passar essa noite, 79% dos inquiridos revela as intenções de festejar apenas com o agregado familiar, o que representa uma quebra de nove pontos percentuais (p.p.) face a 2020. Já 18% afirma que vai passar com familiares, além do agregado familiar, com uma percentagem semelhante (18%) a pretender festejar com amigos – uma subida de 11 p.p. em comparação com o ano anterior.


Relativamente aos gastos, na Passagem de Ano os portugueses tencionam gastar, em média, 107 euros. Em causa está um acréscimo de 22 euros face ao ano anterior. Os inquiridos com idades entre os 35 e os 44 anos são os que pretendem gastar mais (122 euros), seguindo-se os indivíduos com idades entre os 25 aos 34 anos (120 euros). Já os que tencionam gastar menos são os portugueses entre os 65 e os 74 anos (83 euros), e entre os 18 e os 24 anos (84 euros).

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Quase metade dos portugueses considera que 2022 será um ano “melhor”

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Quase metade dos portugueses considera que 2022 será um ano “melhor”

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile