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A maioria dos incidentes graves
afetou organizações do setor público (41%), tecnológico (15%) e financeiro
(13%).
Numa altura em que os ciberataques
estão a tornar-se cada vez mais complexos, um estudo desenvolvido pela Kaspersky
veio mostrar que cerca de um em cada dez incidentes desta natureza em empresas pode
ser considerado grave. Por sua vez, estas ocorrências graves têm sido mais frequentes
no setor público, revela a empresa de cibersegurança em comunicado de imprensa.
O relatório revela que a grande
maioria dos incidentes (72%), reportados pelos clientes do serviço Kaspersky
MDR, foi considerado de gravidade média. Já os incidentes graves dizem respeito
a 9% dos casos, enquanto 19% dos mesmo se tratam de incidentes pouco graves.
A investigação revelou ainda que
quase todos os setores, exceto o dos meios de comunicação e dos transportes,
sofreram incidentes de elevada gravidade durante o período em análise – com a
maioria dos incidentes mais graves a ter afetado principalmente organizações do
setor público (41%), da área das tecnologias da informação (15%) e das finanças
(13%).
Por sua vez, quase um terço (30%)
destes incidentes graves foram ataques dirigidos a alvos humanos e cerca de um
quarto (23%) dos incidentes mais graves foram classificados como surtos de malware de alto impacto, entre os quais se inclui o ransomware. Em 9% dos casos,
os cibercriminosos obtiveram acesso à infraestrutura informática da empresa atacada,
utilizando técnicas de engenharia social.
"A nossa investigação
revelou que os ataques direcionados são bastante comuns: mais de um quarto
(27%) das organizações enfrenta estas ameaças. A boa notícia é que as empresas
suscetíveis a tais incidentes estão conscientes destes riscos e preparadas para
os mesmos”, acrescenta, na mesma nota, Gleb Gritsai, chefe dos Serviços de
Segurança da Kaspersky.
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