ghost image socials
Uma verdadeira Inspiração Portuguesa
Quando os souvenirs contam a nossa História
8 de junho de 2018
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Quando os souvenirs contam a nossa História
Ana Gaboleiro
Coordenadora Editorial Digital

Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, inspiram-na a natureza e as atividades ao ar livre. Conhecer novas pessoas, visitar regiões e as suas tradições, e trazer na memória os sabores e cheiros que caracterizam o país é o que a move.

Pensada de dentro para fora. Voltada para o que é nossa, as nossas raízes, o nosso povo, a nossa cultura. A Inspirações Portuguesas nasceu da necessidade de materializar a herança cultural portuguesa, como uma marca de prestígio diferenciadora.

“Este projeto surgiu com a necessidade de personalizar artigos de decoração acessíveis ao cliente. Tendo em conta toda a riqueza de padrões na nossa História, pensámos que seria interessante usar o nosso passado, os nossos costumes e as nossas tradições em objetos do dia a dia”, refere-nos Fátima Gonçalves, uma das criadoras da Inspirações Portuguesas.

Inserida no âmbito do programa Portugal 2020, foi há sete anos que duas amigas se juntaram para criar as primeiras coleções com peças de decoração verdadeiramente lusitanas.

“Com o desenvolvimento do projeto, sentimos a necessidade de que cada objetivo comercializado fosse acompanhado com um breve texto a elucidar sobre a história de cada artigo. Desta forma, quer fosse português ou estrangeiro, a pessoa que o adquirisse levava um contexto e um pouco das nossas origens. Queríamos que cada peça contasse a sua história”, refere a responsável.

A ideia nasce depois de um estudo de mercado realizado pela Inspirações Portuguesas onde na realidade muitos souvenirs não explicam a origem e a razão por detrás do próprio objeto. Hoje conta já com três coleções: azulejos, pratos e raízes que têm como ascendente as artes características da cultura portuguesa. Cada coleção conta com almofadas, tapetes, toalhas de mesa, guardanapos, velas e até tecido a metro.

“É de uma enorme gratificação ver a nostalgia de gerações mais velhas ao verem o nosso artigo. Efusivamente, começam a contar-nos as suas histórias relacionadas com os produtos em causa. Acabam mesmo por pedir para introduzir novos produtos com outras tradições, como o caso do arraiolos, que é a nossa mais recente temática”, explica-nos.

Nos mercados internacionais o produto é bem recebido e é considerado diferenciador, já que na Inspirações Portuguesas tudo é pensado, desenhado e produzido com sentimento.

Uma marca onde a matéria prima é a portugalidade


A cultura portuguesa é rica em diferentes tradições e costumes, dando matéria prima à criatividade da marca.

“Fomos buscar a tradição da tapeçaria feita em teares manuais, adaptando o formato para individuais de mesa e inovado a sua forma. Por si só, a base deste objeto já acarreta a sua devida importância, no entanto, vimos neste artigo uma excelente oportunidade de fazer renascer uma cultura há muito esquecida no nosso mundo moderno: a loiça de Sacavém”, refere Fátima.

Através da impressão direta na base da tapeçaria conseguiram criar um objeto único que leva a nossa História à mesa. Os individuais e tapetes são, sem dúvida, os artigos pelos quais o público em geral mostra maior apreço e tudo devido à nostalgia que desperta, nos portugueses, e curiosidade no caso dos estrangeiros.

As criações estão disponíveis na loja online da marca e também na loja Papua, em Lisboa, e Fundação Serralves, no Porto.

Quando perguntamos pelo futuro, Fátima refere que “somos todos parte de um povo que no século XV partiu por “mares nunca antes navegados” com coragem e determinação. À semelhança do que aconteceu outrora, a expansão também faz parte dos nossos objetivos: internacionalizando a marca e, tal como os nossos antepassados, continuando a leva a nossa tradições a cultura além fronteiras”.

Artigos Relacionados

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito os termos e condições.

Cristina Amaro Newsletter

Li e aceito os termos e condições.

Obrigado, consulte o seu email.