Qual será o futuro das marcas e das agências?

Pesquisa

A opinião de Joana Carravilla e Gui Rios
Qual será o futuro das marcas e das agências?
1 de Março de 2019
Qual será o futuro das marcas e das agências?
Qual será o futuro das marcas e das agências?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Qual será o futuro das marcas e das agências?
Joana Carravilla e Gui Rios
Country Manager Iberia da Elife e Sócio fundador da SA365
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Enquanto autora habitual de artigos de opinião do Imagens de Marca, para este mês pensei em criar um conteúdo diferente. Convidei Gui Rios, um amigo e parceiro de negócio, a partilhar comigo as suas perspetivas sobre o futuro das marcas e o papel das agências no seu percurso de sucesso.

Gui Rios contava-me, há poucos dias, que teve a oportunidade de estar com uma série de empreendedores desta chamada “nova economia”. Aconteceu num evento patrocinado por uma empresa centenária e ainda assim inovadora, mas que queria provocar os seus funcionários com novas visões de negócio. E neste ambiente em que inovação e tradição estavam tão latentes, ouviu o seguinte de um dos empreendedores: “mude ou morra”.

Parámos um minuto para pensar no nosso negócio. Nascido digital, vimos a agência ganhar espaço em outros meios quando tudo virou digital. A TV viu surgir a Netflix, a rádio o Spotify e o jornal o Huffington Post. Até em outdoors já podemos fazer conexões com a internet, e, acreditem, ficam bem mais interessantes. Mas afinal será que mesmo no meio de tanta inovação nós podemos simplesmente morrer?

A lógica para a agência do futuro é a mesma das grandes empresas. Enquanto estas passam demasiado tempo a prestar atenção nelas mesmas, há pelo menos uma centena de startups a pensar em encontrar uma maneira de atender melhor os consumidores. Enquanto que as grandes empresas precisam de grandes problemas, as startups precisam apenas de testar e de pequenos erros.

“Mudar ou morrer”

Neste momento, já são muitos os exemplos de agências e marcas que juntas pensaram produtos que são publicidade. A Nike, com a ajuda das suas agências, criou devices e apps para corredores, aproximando-se do público de running. Nós desenvolvemos com a Suvinil, maior marca de tintas do Brasil, um device capaz de identificar cores em qualquer superfície e criar uma paleta exclusiva com as cores da marca.

O futuro das agências é o futuro das marcas: os nossos clientes. E as marcas carregarão consigo cada vez mais serviços, propósito e diferenciação. As capacidades técnicas e qualidade de produto não serão dispensáveis, muito menos suficientes. Então, como agência, ou se move nessa direção – onde as marcas estão a dar uma resposta mais eficaz ao consumidor e interrompendo-o menos – ou, infelizmente, irá morrer.

Além disso, a tecnologia está a mudar. Até a velocidade com que avaliamos alguns valores: saúde, diversidade, inclusão e responsabilidade ambiental são, por exemplo, cada vez mais relevantes. E isso vende. Empresas que geram identificação são as preferidas para alguns grupos. O famoso exemplo da Apple, cujos dispositivos comunicam um estilo de vida, foi copiado por uma série de outras marcas, que passaram a trabalhar causas de massa ou nichos. Se não há diversidade de pensarmos na agência, não há conexão com essas causas.

A mudança deve ser uma constante cada vez mais intensa. Para vivenciá-la teremos que rever todas as estruturas do mercado. Mas a mudança necessária exige pequenos testes, mudanças diárias. Isto é especialmente difícil para um mercado acostumado às “big ideas” e às grandes surpresas para clientes e consumidores. Para viver o futuro teremos todos que trabalhar de forma mais próxima.

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Qual será o futuro das marcas e das agências?

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Qual será o futuro das marcas e das agências?

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile