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O estudo The Power of Context analisou o impacto do contexto na perceção dos consumidores sobre os anúncios digitais.
Realizado pela
Integral Ad Science, empresa tecnológica global especializada na análise de
campanhas digitais, este estudo começou por assinalar que os conteúdos
consumidos pelos utilizadores podem gerar sentimentos positivos, negativos ou
neutros. E esses conteúdos também influenciam a perceção que os consumidores
têm dos anúncios de acordo com o sítio onde eles apareçam, e ainda com a marca
associada aos mesmos. De forma geral, a maioria dos consumidores (72%)
considera que o sentimento que o conteúdo lhes provoca influencia na perceção
que têm da marca anunciada junto ao mesmo.
Esta análise
observa que cerca de 80% dos consumidores são mais recetivos a anúncios
inseridos em páginas conteúdos cujo tom é positivo ou neutro. 93% é mais
favorável às marcas cuja publicidade surja junto a este tipo de conteúdos. Por
isso mesmo a taxa de recordação espontânea aumenta 24%. Pelo contrário, os anúncios
que apareçam junto a conteúdos com um tom negativo têm um efeito prejudicial em
todos os indicadores, diminuindo a preferência pela marca (-39%) e uma menor
recetividade a essa publicidade (-30%).
No que diz
respeito ao impacto do coronavírus, realça-se que o conteúdo sobre a pandemia
está a crescer de maneira notável de acordo com as circunstâncias de cada país.
Ainda assim, o estudo refere que os anúncios inseridos em artigos relacionados
com a Covid-19 podem ser benéficos para as marcas. Na França, por exemplo, uma
recente análise destacada pelo relatório The Power of Context revela que 35%
dos consumidores era mais favorável a estes anúncios quando a informação sobre
a pandemia era positiva. Por outro lado, observa-se ainda que há uma melhor
perceção por parte dos consumidores quando a informação sobre a pandemia é
publicada em fontes de informação premium. 41% dos cidadãos é mais
recetivo a anúncios colocados dentro de um conteúdo relacionado com o
coronavírus quando a publicação é feita por um meio de comunicação com
prestígio e credibilidade.
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