Qual o impacto dos conteúdos na perceção sobre os anúncios?

Pesquisa

Em tempos de pandemia
Qual o impacto dos conteúdos na perceção sobre os anúncios?
25 de Novembro de 2020
Qual o impacto dos conteúdos na perceção sobre os anúncios?
Qual o impacto dos conteúdos na perceção sobre os anúncios?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Qual o impacto dos conteúdos na perceção sobre os anúncios?
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Nota da direção editorial:

O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


O estudo The Power of Context analisou o impacto do contexto na perceção dos consumidores sobre os anúncios digitais.


Realizado pela Integral Ad Science, empresa tecnológica global especializada na análise de campanhas digitais, este estudo começou por assinalar que os conteúdos consumidos pelos utilizadores podem gerar sentimentos positivos, negativos ou neutros. E esses conteúdos também influenciam a perceção que os consumidores têm dos anúncios de acordo com o sítio onde eles apareçam, e ainda com a marca associada aos mesmos. De forma geral, a maioria dos consumidores (72%) considera que o sentimento que o conteúdo lhes provoca influencia na perceção que têm da marca anunciada junto ao mesmo.


Esta análise observa que cerca de 80% dos consumidores são mais recetivos a anúncios inseridos em páginas conteúdos cujo tom é positivo ou neutro. 93% é mais favorável às marcas cuja publicidade surja junto a este tipo de conteúdos. Por isso mesmo a taxa de recordação espontânea aumenta 24%. Pelo contrário, os anúncios que apareçam junto a conteúdos com um tom negativo têm um efeito prejudicial em todos os indicadores, diminuindo a preferência pela marca (-39%) e uma menor recetividade a essa publicidade (-30%).


No que diz respeito ao impacto do coronavírus, realça-se que o conteúdo sobre a pandemia está a crescer de maneira notável de acordo com as circunstâncias de cada país. Ainda assim, o estudo refere que os anúncios inseridos em artigos relacionados com a Covid-19 podem ser benéficos para as marcas. Na França, por exemplo, uma recente análise destacada pelo relatório The Power of Context revela que 35% dos consumidores era mais favorável a estes anúncios quando a informação sobre a pandemia era positiva. Por outro lado, observa-se ainda que há uma melhor perceção por parte dos consumidores quando a informação sobre a pandemia é publicada em fontes de informação premium. 41% dos cidadãos é mais recetivo a anúncios colocados dentro de um conteúdo relacionado com o coronavírus quando a publicação é feita por um meio de comunicação com prestígio e credibilidade.


Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Qual o impacto dos conteúdos na perceção sobre os anúncios?

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Qual o impacto dos conteúdos na perceção sobre os anúncios?

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile