Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
O YouTube contribuiu em 2020 com 50 milhões de euros para a economia portuguesa, de acordo com um estudo da consultora Oxford Economics.
Segundo esta análise, em 2020 havia 3.900 postos de trabalhos associados à atividade na popular plataforma de vídeos, que assume, assim, um crescente papel na internacionalização dos conteúdos portugueses: 72% dos criadores conseguem exportar conteúdo para audiências internacionais que, de outra maneira, não alcançariam.
O YouTube, que partilha as receitas com os criadores de conteúdo, tem em Portugal acima de “700 canais com mais de 100 mil subscritores” e cerca de “60 com mais de um milhão”.
“Com cerca de mil milhões de horas de vídeo visualizadas no YouTube todos os dias, em todo o mundo, estas visualizações geram receitas substanciais para os criadores do YouTube e outros negócios que, por sua vez, geram atividade económica e empregos nas suas cadeias de valor e na economia em geral”, pode ler-se num post de Francesa Mortari, diretora do YouTube Southern Europe.
A publicação dá conta ainda que “57% dos criadores portugueses entrevistados dizem que o YouTube lhes proporciona a oportunidade para criar conteúdo e ganhar dinheiro que não poderiam obter dos media tradicionais”.
De acordo com o estudo, “em Portugal, 80% dos criadores de conteúdos concordam que o acesso a audiências fora de Portugal é essencial para a sustentabilidade do seu canal até porque 50% do tempo de visualização de conteúdo produzido por canais em Portugal vem de audiências fora” do país.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.