Newsletter
Pesquisa
Em parceria com a Kantar Worldpanel Portugal, o Continente e o Facebook propuseram-se a realizar o primeiro estudo da referida rede social relativamente ao alcance e frequência de campanhas digitais em território nacional no ano de 2018. Analisando o impacto deste canal de comunicação comparativamente e como complementares às campanhas publicitárias televisivas, este estudo utilizou como caso de estudo a comunicação da Feira de bebé do Continente, que decorreu em janeiro deste ano.
Concluindo que 93% do alcance da referida campanha no Facebook incidiu no público-alvo previamente definido e que 67% do público-alvo foi impactado pela campanha do Facebook e do Instagram, comparativamente ao alcance de 89% conseguido pela campanha televisiva, este estudo teve como objetivo avaliar o impacto do Cross-Media assente numa metodologia single-source.
Além disso, verificou-se que 4 em cada 10 contactos do Facebook e do Instagram foram vistos por pessoas que não assistem ou que assistem muito pouco à televisão, sendo que só na primeira semana de campanha 16% do público-alvo foi exposto apenas ao Facebook, sem ter acedido à campanha televisiva.
Por fim, foi ainda possível observar que mais de metade do público-alvo (59,4%) foi exposto simultaneamente aos canais sociais (Facebook e Instagram) e à televisão, tendo a campanha de Facebook incrementado 7,6% de alcance adicional à televisão, neste mesmo público-alvo.
Assim, devido à campanha implementada no Facebook, verificou-se um crescimento significativo do alcance da campanha televisiva do Continente, acedendo assim a consumidores que não tinham visto a campanha em televisão, demonstrando-se este meio fundamental para o plano de comunicação da campanha.
Desta forma, como avança Tiago Simões, diretor de marketing da Sonae MC, a conclusão deste estudo é bastante satisfatória: “o Continente ao procurar estar sempre próximo dos seus clientes, tem no Facebook um parceiro estratégico que partilha dessa mesma visão. Esta parceria tem dado frutos, visto sermos a marca com a maior comunidade existente em Portugal – 2 milhões de seguidores. Este estudo além de nascer dessa proximidade existente entre ambas as organizações, tinha o objetivo de atestar o papel do Facebook não só ao nível do social engagement, mas também ao serviço do nosso media mix. Ficando demonstrado o efeito complementar do mesmo por via da eficiência on-target, que garantiu um reach incremental aliado a um aumento de OTS’s de light e non-tv viewers”.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.