Newsletter
Pesquisa
Foi descoberta por acaso, há cerca de 10 mil anos atrás, na Mesopotâmia. O respeito que havia por esta bebida era tamanho que chegou a ser implementada a pena de morte para quem agua-se cerveja com o objetivo de lucrar mais com a sua venda. Existem mais 140 estilos de cerveja, se começar a procurar de certeza que vai encontrar a que mais condiz consigo. A Pilsner é o estilo de cerveja mais comum no mundo mas todos os dias aparecem novos estilos, alguns deles que só conseguem ser feitos em determinadas geografias, como por exemplo da New Zealand Pilsner.
Outubro é, por excelência, o mês da Cerveja e a Central de Cervejas quer celebrar com todos o Octobeer, promovendo um Workshop de Cerveja que pretende partilhar com todos mais sobre cultura cervejeira, o Imagens de Marca foi à sessão que aconteceu no El Corte Inglés.
Nuno Pinto Magalhães, diretor de comunicação e relações institucionais da SCC em entrevista ao Imagens de Marca, explica que “no fundo o que pretendemos aqui é promover a categoria de cerveja com toda a sua diversidade. Obviamente, olhando para o portefólio da Central de Cervejas que neste momento tem uma oferta muito diversificada quer das cervejas mainstream, quer das cervejas premium, quer das cervejas artesanais, quer das cervejas 0,0%. E no fundo, transmitir cultura através de como é que se faz a ligação entre a cerveja adequada e certo tipo de alimentos. No fundo, esta ação Beer Talks tem impacto no retalho, por isso estamos no El Corte Inglés, também vamos fazer no Continente, como no Pingo Doce. E portanto, temos aqui um diálogo com o consumidor e promovemos também a cultura da cerveja através de uma oferta experiencial, dando a provar várias cervejas juntando ao perfil ideal de alimentos a acompanhar.”
IM: Portugal recentemente tornou-se bastante atrativo no panorama internacional, também muito graças às cervejas artesanais. É por isso que também estão a apostar neste tipo de ações?
Nuno Pinto Magalhães: Não foi só o turismo, o consumidor português também ficou mais apurado. Primeiro procura hoje em dia cervejas diferentes. Procura novas experiências, portanto tornou-se experimentalista. O turismo também trouxe esse desafio, hoje em dia vemos por vários estabelecimentos de restauração e bebidas em Lisboa, e no Porto, e no Algarve, vários tipos de cervejas que no fundo diz aos consumidores “são vocês que mandam”.
Teresa Sampaio, Mestre Cervejeira e Beer Sommlier, e Filipa Santos, Beer Sommlier e Gestora de categoria, foram as oradoras deste workshop. “os participantes vão sair daqui a conhecer muito melhor o mundo cervejeiro. Existem mais de 140 estilos de cerveja, o que significa que existe um estilo para cada um de nós e no fundo vão sair daqui com mais informação principalmente sobre os ingredientes que são todos de origem natural, 4 principais ingredientes: água, malte, lúpulo e a levedura.
O workshop no El Corte Inglés, em Lisboa é o segundo que a Central de Cervejas organiza, o primeiro foi no Porto, e segundo as oradoras foi um sucesso “tivemos bastantes perguntas e na prática as pessoas ficaram tão interessadas que no final ficaram connosco a provar diferentes cervejas.”
Nuno Pinto de Magalhães garante-nos que vão acontecer mais workshops gratuitos, e se quiser encontrar a sua cerveja esta bem que pode ser a sua oportunidade.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.