Quais são as novas tendências na promoção dos destinos?

Pesquisa

Turismo em debate
Quais são as novas tendências na promoção dos destinos?
8 de Maio de 2018
Quais são as novas tendências na promoção dos destinos?
Quais são as novas tendências na promoção dos destinos?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Quais são as novas tendências na promoção dos destinos?

“O conteúdo é uma nova forma de publicidade porque é relevante, informa, educa e entretém”. É assim que Nelson Carvalheiro, blogger, vê o futuro da promoção dos destinos. Durante o Vê Portugal - 5º Fórum de Turismo Interno, na Guarda, Nelson refere que os influenciadores “têm a capacidade de estar em contacto direto com a comunidade e isso permite trabalhar conteúdos com destinos locais e dá-los a conhecer quase de uma forma one to one”.

Cristina Amaro, autora e diretora editorial do Imagens de Marca, moderou o painel dedicado às novas tendências na promoção dos destinos, e explica que “nenhum de nós nunca viveu tempos tão desafiantes. As novas tecnologias vieram mesmo democratizar a forma como se constrói toda a dinâmica de uma história, quer para quem promove um destino ou quem o ajuda a promover, seja blogger, jornalista ou film maker”.

Momentos desafiantes mas que podem também ser momentos de oportunidade. Uma vez que cada vez mais se discute se estas novas plataformas de comunicação são ou não credíveis.

Para Carlos Bernardo, autor do blog “O Meu Escritório é Lá Fora!”, escrever para as pessoas é escrever de forma autêntica. “Não escrevo para números. É o meu projeto de vida, acima de tudo sou um criador mais do que um blogger”.

Mas Uriel Oliveira, vice presidente da Cision, acredita que o futuro passa por uma nova dinâmica na comunicação. “As pessoas reais que vivem nos destinos é que são os verdadeiros promotores de uma região. E essas pessoas preferem conhecer a experiência contada por um blogger num destino, no entanto, uma notícia num órgão de comunicação social passa por uma redação e espera-se que a informação seja credível e é exatamente nesta angulação entre pessoas que partilham sobre determinados lugares e depois os media que ajudam a perdurar a informação no tempo que está a grande nova dinâmica de comunicação, como nunca antes vimos”, explica.

Cineturismo pode vir a ser um caminho de futuro


Ruben Alves, ator, argumentista e cineasta, é um dos exemplos de novas dinâmicas já que em breve, o realizador de “A Galinha Dourada” vai abrir uma produtora de publicidade diferente. “Descobri o Centro de Portugal através de um filme que conta a história sobre a natureza desta região. O cinema é, pela minha experiência, um excelente promotor de destinos. O cineturismo é um bom mote para as regiões de turismo no futuro”, refere o cineasta.

O cinema pode ser uma das muitas plataformas para fazer crescer a promoção dos destinos no futuro, já que permite chegar a um maior número de pessoas ao mesmo tempo que entretém.

“A digitalização faz com que um conteúdo chegue a um enorme número de pessoas. Hoje quem cria faz com que a autenticidade, genuinidade e as tradições cheguem a outras pessoas e que se ultrapassem algumas barreiras que antes existiam. Há uma nova era de descobrimentos”, acrescenta Cristina Amaro.

Uma nova era que se prevê única, memorável mas, acima de tudo, que nos deve continuar a fazer sonhar.

“É importante continuarmos a mostrar o que a nossa História tem de melhor e pegar em factos verídicos das regiões, isso para mim faz todo o sentido. Era espetacular fazer-se uma série que poderia nascer no Centro de Portugal sobre uma história portuguesa, por exemplo, o romance de Dona Inês de Castro”, explica Ruben Alves.

Este foi um dos temas debatidos no “Vê Portugal”, organizado pelo Turismo Centro de Portugal, com o apoio do Município da Guarda, um encontro único realizado durante dois dias em território nacional, centrado nas mais diversas questões relacionadas com o Turismo Interno.

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Quais são as novas tendências na promoção dos destinos?

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Quais são as novas tendências na promoção dos destinos?

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile