Newsletter
Pesquisa
Conforme as estatísticas do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, o setor de turismo representa por volta de 10% de PIB mundial, estimando-se que, no ano de 2030, o número anual de viagens ao estrangeiro atingirá os 1,8 bilhões.
O relatório mais recente de Picodi mostra, assim, que a maioria dos portugueses – 74% – opta por passar o verão dentro do país. Os destinos mais populares são Lisboa e o Porto, sendo o terceiro lugar ocupado pelas terras do Algarve. Só 26% prefere visitar o estrangeiro e a maioria passa o verão no país vizinho – ou seja, em Espanha. Outros dos destinos mais visitados são França, Alemanha, Marrocos e Reino Unido.
No entanto, apenas 6% dos portugueses não sente necessidade de poupar para poder ir de férias e não se preocupa com o orçamento. E quais são as formas mais populares de poupança entre os restantes 94%? A maioria compra o seu voo (67%) ou reserva o seu hotel (51%) com antecedência. Por outro lado, é também comum aproveitarem atrações gratuitas (26%) ou irem de férias durante a época baixa (23%).
Relativamente ao preço médio das férias dos portugueses, este ronda os 391 euros – valor que é, apenas raramente, o gasto total. E, surpreendentemente, os portugueses nem sempre optam por viajar em época alta. Só 39% decide aproveitar esta época para viajar, ao passo que 31% reservam as suas viagens na época média e 30% na época baixa. Estas férias dos portugueses duram, normalmente, uma semana (59%). Alguns podem permitir-se viajar durante duas semanas (19%) e somente 10% têm férias ainda mais prolongadas.
A enorme maioria dos portugueses prefere organizar as suas férias sem ajuda – 87% organizam tudo sozinhos. Somente 13% deixam os assuntos de organização às agências de viagens. Por outro lado, 86% dos inquiridos gostam de explorar lugares novos durante as suas viagens e somente 13% preferem voltar aos lugares que já conhecem.
Convém referir ainda que a forma mais popular de passar o tempo em viagens passa por visitar monumentos, museus e outras atrações (47%), bem como passar tempo na praia (31%). Somente 22% declaram que passam este tempo de maneira ativa – praticando desporto, fazendo escalada e montanhismo, entre outros.
Por outro lado, o estudo mostrou que a forma mais popular de viajar durante as férias é de transportes públicos (59%), ao passo que um em cada quatro portugueses prefere alugar um carro. E, apesar de este ser um período de relaxamento, quase metade dos inquiridos (46%) revelou estar disponível para responder a e-mails ou a telefonemas relacionados com o seu trabalho durante o período de férias.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.