Newsletter
Pesquisa
A PortugalFoods, entidade agregadora do ecossistema agroalimentar nacional, irá lançar, já no próximo dia 26 de setembro, o Radar de Mercados Internacionais – uma plataforma que tem como objetivo ajudar as empresas da fileira no processo de internacionalização, através da identificação dos mercados prioritários para cada produtor consoante as suas ambições e necessidades. A sua apresentação terá lugar no Palacete Viscondes de Balsemão, no Porto.
Note-se que este Radar de Mercados Internacionais, que estará disponível online e gratuitamente, tem identificados 55 mercados externos, partilhando informações relativas a população, PIB, histórico de importações, distância, entre outros aspetos – com a intenção de ajudar as empresas portuguesas a identificarem os mercados que mais fazem sentido para os seus produtos, para melhor definirem, assim, a sua estratégia.
Como avança a PortugalFoods em comunicado, esta plataforma está enquadrada no Projeto Portugal Excecional, sendo uma ferramenta que tem por base a Estratégia de Internacionalização da associação para o triénio 2019/2021 – pretendendo contribuir para o aumento das exportações do agroalimentar português.
Destaque para o facto de o volume de negócios da indústria agroalimentar e das bebidas ter um peso de cerca de 19% na indústria transformadora nacional, ao passo que o setor agroalimentar tem um peso de cerca 6% na economia nacional. Em 2018, as exportações da fileira foram de aproximadamente 6,549 mil milhões de euros, representando 11,31% das exportações totais portuguesas.
Atualmente, países como Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos da América, Itália, Holanda, Angola, Bélgica e Brasil são aqueles que mais procuram produtos portugueses.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.