Newsletter
Pesquisa
Um estudo realizado conjuntamente pela Superbrands e pelo FuturecastLab do ISCTE e que permitia fazer uma análise às tendências de consumo em Portugal nos últimos cinco anos permitiu concluir que os cinco setores mais relevantes a nível nacional passam pela eletrónica de consumo, desporto, superfícies comerciais, automóveis, motos e pneus e pela moda e acessórios.
É dentro desses setores que surgem grande parte das marcas indicadas como sendo as mais relevantes para a amostra selecionada para a realização deste estudo, denominado “Insights e tendências das Marcas de Excelência em Portugal”. Dentro do grupo das dez marcas em destaque, estão presentes a Adidas, Nike, Mercedes-Benz, Apple, Nestlé, BMW, Coca-Cola, Samsung, Continente e Sony.
Permanecendo as marcas tecnológicas nos lugares cimeiros no que diz respeito à sua relevância para os consumidores e havendo uma cada vez maior valorização da sua parte de marcas que atuam com um propósito consistente e relevante ao longo dos anos, este estudo permitiu concluir que existem diferenças nesta avaliação por parte dos mais jovens e dos mais idosos: enquanto os primeiros dão primazia aos setores do mobile e da eletrónica de consumo, da moda e do desporto, os segundos tendem a privilegiar o setor automóvel e as superfícies comerciais.
Existem também diferentes tendências entre os indivíduos do sexo masculino e do feminino. Enquanto os homens destacam preferencialmente os setores automóvel, desportivo e das telecomunicações, as mulheres colocam em destaque a moda, as superfícies comerciais, a higiene pessoal e a alimentação.
Num estudo que incluiu uma amostra composta por indivíduos dos dois géneros, de todas as regiões do país e de idades compreendidas entre os 16 e os 64, foi ainda possível concluir que os setores da alimentação, da higiene e das telecomunicações são aqueles onde se verifica uma maior erosão.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.