Quais as prioridades dos CEOs para os próximos anos?

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Quais as prioridades dos CEOs para os próximos anos?
3 de Março de 2021
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Quais as prioridades dos CEOs para os próximos anos?
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel
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A experiência de cliente terá uma cada vez maior atenção por parte dos CEOs nos próximos anos. Ainda assim, os CMOs (Chief Marketing Officers) não irão desempenhar um papel crucial nas prioridades fixadas pelos presidentes executivos. Assim, pelo menos, conclui um recente estudo desenvolvido pela IBM em 50 países e em 26 diferentes setores de atividade.

 

De acordo com este relatório da empresa, a «costumer experience» é considerada uma prioridade para a grande maioria dos CEO nos próximos 2 a 3 anos, seguida logo depois pelo desenvolvimento de relações mais fortes e sólidas com o consumidor. Entre as prioridades está também a melhoria da eficiência, o aumento da sustentabilidade e uma maior aposta na inovação nos modelos de negócio.


Apesar da relevância que, de um modo geral, os CEOs dão à experiência do cliente, poucos consideram ser absolutamente crítico o papel desempenhado pelos CMO neste processo de concretização da lista de prioridades para os próximos tempos. Quem é mais relevante aos olhos dos CEOs são os CFOs – Chief Financial Officers (57%), os COOs – Chief Operating Officers (56%), e os CTOs – Chief Technology Officers. (39%). Apenas 19% dos presidentes executivos refere que os CMOs irão ter um papel vital no seio da sua organização. Uma percentagem que tem vindo a diminuir há vários anos. Em 2013, 66% dos CEOs classificava como fundamental o papel do CMO.


Este estudo mostra também que os CEOs estão na sua maioria focados no cliente. 50% destes responsáveis revela estar centrado sobretudo no cliente, 30% no produto e 20% nas operações do dia a dia. O relatório afirma ainda que os CEOs com foco no cliente têm mais probabilidade de reforçar o “engagement virtual” com o consumidor, incluindo-o no desenvolvimento e validação de políticas de segurança e privacidade.



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