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A experiência de cliente
terá uma cada vez maior atenção por parte dos CEOs nos próximos anos. Ainda
assim, os CMOs (Chief Marketing Officers) não irão desempenhar um papel crucial
nas prioridades fixadas pelos presidentes executivos. Assim, pelo menos, conclui
um recente estudo desenvolvido pela IBM em 50 países e em 26 diferentes setores
de atividade.
De acordo com este relatório da empresa, a «costumer
experience» é considerada uma prioridade para a grande maioria dos CEO nos
próximos 2 a 3 anos, seguida logo depois pelo desenvolvimento de relações mais
fortes e sólidas com o consumidor. Entre as prioridades está também a melhoria
da eficiência, o aumento da sustentabilidade e uma maior aposta na inovação nos
modelos de negócio.
Apesar da relevância que, de um modo geral, os CEOs dão à
experiência do cliente, poucos consideram ser absolutamente crítico o papel
desempenhado pelos CMO neste processo de concretização da lista de prioridades
para os próximos tempos. Quem é mais relevante aos olhos dos CEOs são os CFOs –
Chief Financial Officers (57%), os COOs – Chief Operating Officers (56%), e os
CTOs – Chief Technology Officers. (39%). Apenas 19% dos presidentes executivos
refere que os CMOs irão ter um papel vital no seio da sua organização. Uma
percentagem que tem vindo a diminuir há vários anos. Em 2013, 66% dos CEOs
classificava como fundamental o papel do CMO.
Este estudo mostra também que os CEOs estão na sua maioria
focados no cliente. 50% destes responsáveis revela estar centrado sobretudo no
cliente, 30% no produto e 20% nas operações do dia a dia. O relatório afirma
ainda que os CEOs com foco no cliente têm mais probabilidade de reforçar o
“engagement virtual” com o consumidor, incluindo-o no desenvolvimento e
validação de políticas de segurança e privacidade.
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