Quais as principais tendências de marketing para 2024?

Pesquisa

Estudo
Quais as principais tendências de marketing para 2024?
14 de Dezembro de 2023
Quais as principais tendências de marketing para 2024?
Quais as principais tendências de marketing para 2024?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Quais as principais tendências de marketing para 2024?
Ana Gaboleiro
Jornalista
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

A Inteligência Artificial, a aposta na cultura organizacional e a emoção são algumas das tendências de marketing para 2024. Num panorama marcado por enormes desafios, como a instabilidade geopolítica e a crise ambiental, os profissionais de marketing estão à procura de novos insights.


No relatório “Marketing Trends 2024”, da Kantar, foram dadas a conhecer as tendências que irão definir o tom do setor no próximo ano.


Para Stefanie Klinge, diretora de sustentabilidade, DEI e prática criativa da divisão Kantar Insights, no futuro, o sucesso das empresas será medido de uma forma cada vez mais holística com, por exemplo, métricas de sustentabilidade nos seus KPIs.


“Isto aliado à tendência de compra de marcas com causas relevantes, expandindo a compra de pequenas marcas com significado, o que indica: que a publicidade está alinhada com o que mais importa comunicar para ganhar atenção e despertar emoção; a necessidade de inovação sustentável é reconhecida; mais de metade dos marketeers (57%) concordam que precisam de inovar para ganharem vantagem competitiva neste espaço”, conclui.


A Inteligência Artificial foi uma das grandes protagonistas de 2023 e manterá o seu lugar como uma tendência de marketing em 2024. O estudo indica que aproximadamente 67% dos profissionais de marketing têm uma opinião positiva sobre a IA generativa.


Já a cultura organizacional é vista como uma porta de entrada para os corações dos consumidores. A Kantar refere que “80% dos consumidores em todo o mundo dizem fazer um esforço para fazer compras em empresas que apoiam causas que são importantes para eles”.


Outra das tendências é a necessidade de conseguir captar a atenção dos consumidores. Todos os dias somos expostos a milhares de impressões através de diferentes canais, o que deu origem à “economia da atenção”. 62% dos profissionais de marketing preferem utilizar ainda métricas comportamentais simples, como o tempo de visualização dos conteúdos. No entanto, a Inteligência Artificial poderá desempenhar um papel importante nesta área, permitindo medir a atenção em escala de formas diferenciadas. 


A sustentabilidade e a inovação continuam a ser também tendências para o ano de 2024. As promoções deverão continuar a fazer parte da estratégia num momento de inflação, já que as empresas querem manter a sua quota de mercado.


Já no que toca a tendências digitais, a rápida ascensão do TikTok e a popularização do ChatGPT revelam que o mundo da pesquisa está a passar por um momento de rutura, o que se reflete no facto de os motores de pesquisa online serem agora o quinto ponto de contacto mais forte em termos de impacto de marca.


Em 2024, as marcas deverão rever a sua estratégia e conteúdo digital para garantirem visibilidade nas plataformas onde estão os consumidores.

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Quais as principais tendências de marketing para 2024?

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Quais as principais tendências de marketing para 2024?

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile