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A Inteligência Artificial, a aposta na cultura organizacional e a emoção são algumas das tendências de marketing para 2024. Num panorama marcado por enormes desafios, como a instabilidade geopolítica e a crise ambiental, os profissionais de marketing estão à procura de novos insights.
No relatório “Marketing Trends 2024”, da Kantar, foram dadas a conhecer as tendências que irão definir o tom do setor no próximo ano.
Para Stefanie Klinge, diretora de sustentabilidade, DEI e prática criativa da divisão Kantar Insights, no futuro, o sucesso das empresas será medido de uma forma cada vez mais holística com, por exemplo, métricas de sustentabilidade nos seus KPIs.
“Isto aliado à tendência de compra de marcas com causas relevantes, expandindo a compra de pequenas marcas com significado, o que indica: que a publicidade está alinhada com o que mais importa comunicar para ganhar atenção e despertar emoção; a necessidade de inovação sustentável é reconhecida; mais de metade dos marketeers (57%) concordam que precisam de inovar para ganharem vantagem competitiva neste espaço”, conclui.
A Inteligência Artificial foi uma das grandes protagonistas de 2023 e manterá o seu lugar como uma tendência de marketing em 2024. O estudo indica que aproximadamente 67% dos profissionais de marketing têm uma opinião positiva sobre a IA generativa.
Já a cultura organizacional é vista como uma porta de entrada para os corações dos consumidores. A Kantar refere que “80% dos consumidores em todo o mundo dizem fazer um esforço para fazer compras em empresas que apoiam causas que são importantes para eles”.
Outra das tendências é a necessidade de conseguir captar a atenção dos consumidores. Todos os dias somos expostos a milhares de impressões através de diferentes canais, o que deu origem à “economia da atenção”. 62% dos profissionais de marketing preferem utilizar ainda métricas comportamentais simples, como o tempo de visualização dos conteúdos. No entanto, a Inteligência Artificial poderá desempenhar um papel importante nesta área, permitindo medir a atenção em escala de formas diferenciadas.
A sustentabilidade e a inovação continuam a ser também tendências para o ano de 2024. As promoções deverão continuar a fazer parte da estratégia num momento de inflação, já que as empresas querem manter a sua quota de mercado.
Já no que toca a tendências digitais, a rápida ascensão do TikTok e a popularização do ChatGPT revelam que o mundo da pesquisa está a passar por um momento de rutura, o que se reflete no facto de os motores de pesquisa online serem agora o quinto ponto de contacto mais forte em termos de impacto de marca.
Em 2024, as marcas deverão rever a sua estratégia e conteúdo digital para garantirem visibilidade nas plataformas onde estão os consumidores.
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