Newsletter
Pesquisa
A Apple, a Google e a Amazon são as três marcas mais valiosas de todo o planeta, de acordo com um relatório anual que coloca em destaque o domínio detido pelas companhias tecnológicas norte-americanas. Simultaneamente, algumas marcas que em 2017 foram englobadas no top 100 das marcas de maior valor de todo o mundo foram este ano deixadas de parte, como é o caso da Tesla, da Thomson Reuters, da Moët & Chandon e da Smirnoff.
Neste relatório da Interbrand, que todos os anos atribui um valor em dólares a cada uma das marcas analisadas, com base em determinados fatores como a força da marca e o seu desempenho financeiro, colocou a Apple como líder desta hierarquia, classificada com um valor de marca na ordem dos 214 mil milhões de dólares.
De acordo com o relatório 2018 Best Global Brands (Melhores Marcas Globais de 2018), a Apple e a Google mantêm assim os dois lugares cimeiros da classificação por seis anos consecutivos, ao passo que o Facebook caiu do oitavo para o nono lugar em 2018, depois de ter sido considerada a marca que mais cresceu nos passados cinco anos, avança o The Guardian.
Porém, apesar de a Netflix ter sido considerada a segunda marca, a seguir à Amazon, com um crescimento mais rápido em 2018, após se ter estreado no top 100 do ranking em 2017, ainda não conseguiu alcançar os dez primeiros lugares do mesmo, ocupando agora a 66ª posição.
Desta feita, na hierarquia das 100 marcas de maior valor de todo o mundo estreiam-se empresas como a Spotify e a Subaru, tendo a Nintendo e a Chanel conseguido retornar a tal grupo. De facto, a categoria do luxo, liderada pela Louis Vuitton, que ocupa o 18º lugar, apresentou-se como aquela com melhor desempenho, tendo sofrido um crescimento global na ordem dos 42%.
Analisando a globalidade dos resultados, este relatório concluiu que mais de metade das primeiras cem posições são ocupadas por empresas pertencentes a apenas cinco setores: o automóvel, o tecnológico, o de serviços financeiros, o do luxo e o dos bens de consumo rápido.
Aqui ficam as dez marcas mais valiosas do planeta:
1. Apple (214 mil milhões de dólares)
2. Google (155 mil milhões de dólares)
3. Amazon (101 mil milhões de dólares)
4. Microsoft (93 mil milhões de dólares)
5. Coca-Cola (66 mil milhões de dólares)
6. Samsung (60 mil milhões de dólares)
7. Toyota (53 mil milhões de dólares)
8. Mercedes-Benz (49 mil milhões de dólares)
9. Facebook (45 mil milhões de dólares)
10. McDonald’s (43 mil milhões de dólares)
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.