Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial: Ultrapassámos os nossos records de audiência em Televisão e Online nos últimos meses. Obrigado por ter estado connosco!
Agora, que começamos um novo ciclo, queremos continuar consigo e a tê-lo sempre ao nosso lado. Mais do que nunca é preciso estarmos juntos!
Amazon, Apple e Microsoft. São estas
a marcas mais valiosas do mundo, de acordo com o ranking BrandZ elaborado pela
Kantar e WPP.
5 triliões de
dólares. É este o valor que as 100 marcas mais valiosas alcançaram em 2020.
Estas marcas mostraram ser mais resistentes e menos voláteis no contexto
pandémico que estão agora a enfrentar do que na crise de 2008, afirmou David
Roth, responsável da BrandZ, em entrevista à CNBC. Prova disso é que o valor
destas marcas em 2020 aumentou 5,9% relativamente ao ano passado. De referir
que este relatório já incorpora o desempenho do preço das ações de abril de
2020 de forma a refletir o impacto do coronavírus.
Há que realçar, no entanto,
que antes da pandemia o valor dessas marcas era 9% maior do que aquilo que é
hoje.
A Amazon
continua a liderar o ranking das marcas mais valiosas do mundo, com um
crescimento de 32% e um valor de 415.000 milhões de dólares. A Apple encontra
no segundo posto, com um crescimento de 14% e um alor de 352.206 milhões de
dólares. O pódio fica completo com a Microsoft, que volta a recuperar o
terceiro lugar graças a um aumento de 30% no seu valor, chegando aos 326.206
milhões de dólares. A Google e a Visa fecham o Top5.
Destaque para o
TikTok, rede social que passou a ser muito consumida durante a pandemia, entra
para o ranking na posição 79, demonstrando como a inovação e a criatividade são
palavras-chave para o crescimento. A plataforma alcança um valor de 16.900
milhões de dólares. Além do TikTok, outras marcas, como a UnitedHealthCare (86º
lugar), Bank of China (97% posto), Lancôme (98º lugar) e Pepsi (99º posto). Em
2020, a Mastercard entra pela primeira vez no Top10 pelo seu desempenho
financeiro, crescente valor da marca e pela sua capacidade de se conectar com
os consumidores.
No que diz
respeito a categorias, a área de retalho é que aquela que registou um maior
aumento (21%) em 2020 devido ao crescimento de marcas como a Amazon, Alibaba,
JD e Walmart. A área de meios e entretenimento também se destaca. A Netflix
aparece na posição 26, com um valor próximo dos 46.000 milhões de dólares. O
LinkedIn surge na 43ª posição, com um crescimento de 31%, e a Xbox sobe 22
lugares até à posição número 65.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.