Newsletter
Pesquisa
Uma esmagadora maioria de 77% das marcas poderia desaparecer sem ninguém se importar, sendo a percentagem mais alta verificada desde 2008: esta foi uma das principais conclusões do Meaningful Brands 2019, um estudo global que engloba 1800 marcas em 31 países e que conta com 350 mil inquiridos.
Este ano, o estudo indicou que a Google, a PayPal, a Mercedes-Benz, o WhatsApp, o YouTube, a Johnson & Johnson, a Gillette, a BMW, a Microsoft e a Danone foram consideradas as dez marcas mais relevantes a nível mundial.
O retalho, a eletrónica e a alimentação apresentaram-se como os setores mais relevantes para a Europa Ocidental, enquanto no caso da Europa Oriental o top é composto pelos setores da alimentação, automóvel e dos transportes e, na América do Norte, pelos bens de consumo, pela alimentação e pelo entretenimento.
No meio da agitação política, verificou-se que os consumidores estão a usar o seu poder de compra para marcar uma posição. Mais de metade (55%) dos consumidores acredita que, atualmente, as marcas desempenham um papel mais importante do que os governos na criação de um futuro melhor.
Além disso, o estudo concluiu que os conteúdos das marcas estão a ficar bastante aquém das expetativas dos consumidores. Apesar de 90% dos consumidores esperarem que as marcas lhes ofereçam conteúdos, mais de metade dos conteúdos das marcas não é relevante para os consumidores.
No entanto, a relevância continua a dar resultados. O Meaningful Brands 2019, da responsabilidade do Grupo Havas, revelou uma correlação de 72% entre a eficácia dos conteúdos e o impacto das marcas no bem-estar das pessoas. Quanto maior o impacto na felicidade, mais relevante uma marca se torna, o que contribui positivamente para o negócio.
De facto, as marcas que são vistas como contribuindo para um mundo melhor e como relevantes têm um desempenho financeiro acima do mercado bolsista de cerca de 134% e um share of wallet nove vezes maior.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.