Newsletter
Pesquisa
A edição de 2019 do estudo “Figuras Públicas e Digital Influencers”, realizado pela Marktest Consulting, concluiu que o humorista Ricardo Araújo Pereira se trata da figura pública que possui um maior índice de empatia e de identificação junto dos portugueses. Entre as 57 personalidades sugeridas neste estudo, o criador dos Gato Fedorento é seguido por Vasco Palmeirim, Cristiano Ronaldo, Daniela Ruah e Nuno Markl.
Para além de ser alvo de uma elevada empatia por parte dos inquiridos, o futebolista Cristiano Ronaldo é ainda a figura pública que os portugueses mais facilmente reconhecem de forma espontânea. De facto, o jogador da Juventus foi o mais frequentemente referido pelos visados, tem obtido 55,3% de referências no âmbito das figuras públicas portuguesas com maior notoriedade.
Nesta classificação, seguem-se personalidades como Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha, detentores da segunda e terceira posições, respetivamente. Cristiano Ronaldo foi, no entanto, a figura pública com maior notoriedade espontânea top of mind, tendo sido referido em primeiro lugar em 34,6% das ocasiões.
Além de liderar no campo da notoriedade espontânea, Cristiano Ronaldo lidera também o estudo na vertente de notoriedade total. Neste parâmetro, o técnico português José Mourinho e o apresentador Fernando Mendes completam o pódio.
Este é um estudo que tem como objetivo conhecer a imagem que os portugueses têm das figuras públicas nacionais, bem como a sua opinião acerca das principais características destas personalidades e a sua associação à publicidade. Integrando ainda informação sobre a sua presença digital, o estudo analisa também indicadores de notoriedade e empatia com blogs, vlogs, bloggers, instagrammers ou youtubers.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.