Qatar abre portas a empresas portuguesas

Pesquisa

Bloqueio político cria oportunidades
Qatar abre portas a empresas portuguesas
26 de Março de 2018
Qatar abre portas a empresas portuguesas
Qatar abre portas a empresas portuguesas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Qatar abre portas a empresas portuguesas

A atual situação em que se encontra o Golfo obrigou o Qatar a diversificar a sua economia. Num comunicado enviado às redações, a Embaixada de Portugal no Qatar, explica que o “Governo qatari deu prioridade à sustentabilidade alimentar e ao início de reformas económicas incentivando a produção local, principalmente a nível industrial”.

Confrontados com a quebras das relações políticas e económicas com os parceiros tradicionais, como a Arábia Saudita, os Emirados e o Bahrein, o Qatar viu-se, assim, obrigado a reforçar laços com a Turquia, Marrocos, Irão, Índia, Paquistão e alguns países europeus e africanos.


O contexto pode ser visto como uma oportunidade e abre novas possibilidades na região, quer a nível de investimento, quer a nível de trocas comerciais.

A Rkesa, empresa líder em Alpinismo Industrial, responsável por exemplo pela reabilitação e limpeza do Cristo Rei, abre assim a sua primeira filial fora de Portugal, com escritório e sede em Doha, na capital.

O inicio da internacionalização da empresa nasce da parceria com um dos maiores grupos do Qatar: o KKDG Group (Kuwari & Karkour).

“A nossa intenção é formar e qualificar pessoal local para desenvolvimento do setor no país, tendo a supervisão técnica da sede em Portugal. Representar Portugal e as suas qualidades empresariais no Médio Oriente é a nossa grande missão”, explica Angelo Neto, marketing manager da Rkesa. “O embargo colocado pelos países irmãos ao Qatar fez com que eles se reinventassem, abrindo as suas portas ao mundo, nesse caso a Portugal, um mercado na construção Civil em forte crescimento, estimado e impulsionado pelo Mundial de 2022, superior aos 37 milhões de dólares nos próximos 5 anos”.

Oportunidades para as empresas nacionais


“O Qatar tem oportunidades de negócio em diversas áreas, como agricultura. É um mercado que está à procura de produtos alimentares, já tendo marcas como a Cerealis representada no país”, refere-nos Angelo.

Desde a exportação de produtos alimentares, à criação e auxilio técnico na produção de agricultura, plantação e criação de estufas climatizadas devido ao calor do país, animações turísticas, eventos, desporto, moda, máquinas industriais e sistemas industriais, até à construção civil, as oportunidades são muitas.

Quanto à legislação do Qatar, em termos de sociedades privadas com participação estrangeira, obriga a que as empresas tenham um sponsor, que deve ser de nacionalidade Qatari, e ficará com 51% das cotas da sociedade.

“Por isso a importância de encontrar um parceiro adequado às necessidades de mercado e que queira contribuir para o crescimento do negócio e parceria. O Governo do Qatar criou em parceria com vários países, incluindo Portugal, o Qatar Finantial Center (QFC), através do Aicep, o Project Qatar, para auxiliar empresas que queiram conhecer o mercado e encontrar parceiros e representando no país para produtos, marcas e serviços que o Qatar necessite”, explica Angelo.

Para esse caminho, a Rkesa e os seus parceiros estão a sair do core business da empresa e a criar uma área de negócios para o Qatar de presentação de produtos, marcas e serviços, para empresas que queiram entrar nesse mercado. A empresa ajuda assim a encontrar empresas em Portugal e na Europa para o mercado Qatari, e ser o representante do país.

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Qatar abre portas a empresas portuguesas

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Qatar abre portas a empresas portuguesas

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile