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A palavra propósito passou
a ocupar nos últimos anos um espaço muito importante na estratégia das
empresas. Os consumidores procuram marcas alinhadas com os seus valores e para
as quais a transparência, a autenticidade e a responsabilidade são aspetos fundamentais.
É isso mesmo que indica um estudo recentemente realizado
pela Porter Novelli centrado na reação de 1200 consumidores perante várias
marcas. De acordo com a Fast Company, durante a pesquisa foram mostrados
logótipos de diferentes marcas e foi pedido aos participantes que, em poucos
segundos, as associassem a determinados atributos.
Compararam duas marcas que concorrem entre si - uma delas
associada a um propósito – e analisaram a reação dos consumidores perante essas
empresas. O resultado mostrou uma clara associação das marcas com propósito a
palavras-chave como “confiável” ou “transparente”.
Por outro lado, deram aos participantes uma série de
atributos impulsionados por um propósito e posteriormente perguntaram-lhes que
ações tomariam se uma empresa tivesse essas qualidades. Para mais de três
quartos dos inquiridos era mais provável confiar nessa marca. 78% teria mais
probabilidade de recordar uma empresa com um propósito sólido. A mesma
percentagem iria querer trabalhar para a empresa. Já 72% teria mais
probabilidade de ser leal à marca e também 72% iria perdoá-la caso cometesse
algum erro.
Dois terços dos inquiridos referem que iria considerar o
propósito da empresa na hora de escolher aquilo que comprar e 71% diz que
compraria produtos de uma empresa impulsionada por um propósito no lugar de
outros com um custo e qualidade semelhantes.
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