Propósito: a chave na hora de fazer uma escolha entre duas marcas

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Propósito: a chave na hora de fazer uma escolha entre duas marcas
22 de Fevereiro de 2021
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Propósito: a chave na hora de fazer uma escolha entre duas marcas
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel
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A palavra propósito passou a ocupar nos últimos anos um espaço muito importante na estratégia das empresas. Os consumidores procuram marcas alinhadas com os seus valores e para as quais a transparência, a autenticidade e a responsabilidade são aspetos fundamentais.

 

É isso mesmo que indica um estudo recentemente realizado pela Porter Novelli centrado na reação de 1200 consumidores perante várias marcas. De acordo com a Fast Company, durante a pesquisa foram mostrados logótipos de diferentes marcas e foi pedido aos participantes que, em poucos segundos, as associassem a determinados atributos.


Compararam duas marcas que concorrem entre si - uma delas associada a um propósito – e analisaram a reação dos consumidores perante essas empresas. O resultado mostrou uma clara associação das marcas com propósito a palavras-chave como “confiável” ou “transparente”.


Por outro lado, deram aos participantes uma série de atributos impulsionados por um propósito e posteriormente perguntaram-lhes que ações tomariam se uma empresa tivesse essas qualidades. Para mais de três quartos dos inquiridos era mais provável confiar nessa marca. 78% teria mais probabilidade de recordar uma empresa com um propósito sólido. A mesma percentagem iria querer trabalhar para a empresa. Já 72% teria mais probabilidade de ser leal à marca e também 72% iria perdoá-la caso cometesse algum erro.


Dois terços dos inquiridos referem que iria considerar o propósito da empresa na hora de escolher aquilo que comprar e 71% diz que compraria produtos de uma empresa impulsionada por um propósito no lugar de outros com um custo e qualidade semelhantes.


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