Newsletter
Pesquisa
O Programa “Nestlé por Crianças Mais Saudáveis” celebrou 25 anos de existência com um evento comemorativo na sede da Nestlé Portugal, assinalando um quarto de século dedicado à promoção de hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis entre crianças dos 3 aos 10 anos.
O encerramento do ano letivo 2024/2025 foi marcado pela entrega do prémio do concurso escolar “Somos o que Comemos”, dirigido a mais de 1.700 escolas do pré-escolar e do 1.º ciclo de ensino básico em todo o país.
A turma vencedora foi a do 3.º ano do Jardim-Escola João de Deus, de Tomar, que participou ativamente na iniciativa, cujo objetivo era sensibilizar os alunos para a importância de um dia alimentar equilibrado. As turmas foram desafiadas a recriar o número 25 em alusão aos 25 anos do programa com inspiração no tema do ano letivo.
Como prémio, os alunos vencedores participaram num dia repleto de atividades lúdico-pedagógicas, incluindo um workshop de cozinha molecular onde prepararam três receitas, seguido de um momento comemorativo com bolo saudável, entrega de diplomas e os tradicionais parabéns, lê-se num comunicado enviado às redações.
Desde a sua criação, o Programa “Nestlé por Crianças Mais Saudáveis” já impactou mais de três milhões de crianças, promovendo a educação alimentar dentro e fora das salas de aula, junto das famílias e das comunidades escolares. O programa inclui atividades práticas, conteúdos didáticos e desafios pedagógicos centrados em valores como diversidade, sustentabilidade e cidadania inclusiva.
Segundo Ana Leonor Perdigão, Nutrition, Health and Wellness Manager da Nestlé Portugal, “os 25 anos de sucesso do Programa Nestlé por Crianças mais Saudáveis traduzem o compromisso da Nestlé em apoiar as famílias, as escolas e a sociedade na promoção de uma alimentação saudável e sustentável”. “Queremos continuar ao lado das famílias portuguesas a desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida, hoje e para as gerações futuras”, acrescentou ainda.
No âmbito das celebrações, a Nestlé promoveu ainda um estudo exploratório conduzido pela NetSonda sobre os hábitos alimentares das crianças em Portugal. O estudo revelou que 70% das crianças não consome sopa nas duas refeições principais e que o consumo de frutas, hortícolas e laticínios está abaixo das recomendações.
Por outro lado, destacou o papel das crianças como influenciadoras nas escolhas alimentares familiares: 96% acompanha os pais nas compras e 91% ajuda a escolher os alimentos. Apesar de valorizarem a educação alimentar dos filhos, muitos pais admitem não conhecer as recomendações nutricionais.
Com este balanço, a Nestlé pretende reforçar a importância de continuar a investir na educação alimentar desde cedo, contribuindo para hábitos mais saudáveis e sustentáveis que perdurem ao longo da vida.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.