Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo positivo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
Os profissionais que
estiveram em teletrabalho sentiram que a pandemia afetou “mais severamente as
suas vidas”, em comparação com aqueles que continuaram a exercer a sua
profissão nos moldes “normais”. É isso que indica um estudo do Centro de
Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
O estudo, que se insere numa parceria internacional que
envolve mais de 40 universidades nos cinco continentes, procurou avaliar os
impactos da pandemia de covid-19 ao nível do bem-estar psicológico e
relacional.
Os “profissionais em teletrabalho sentiram que a pandemia
afetou mais severamente as suas vidas e sentiram um maior impacto emocional,
comparativamente a profissionais que continuaram a exercer a sua profissão
presencialmente”, revelou o estudo, citado pela agência Lusa.
Os inquiridos do género feminino “revelaram sentir maior
impacto emocional face à pandemia”, sendo que todos os participantes referem
uma diminuição do impacto da pandemia nas suas vidas após o desconfinamento. Os
resultados preliminares também sugerem “uma redução da satisfação conjugal” da
fase de confinamento para a fase de desconfinamento, sendo o resultado “mais
evidente no caso dos participantes do género feminino”.
Segundo dados revelados pelo estudo, “quanto pior for a
satisfação conjugal, mais elevados serão os indicadores de depressão, ansiedade
e stress, tendo este resultado sido mais saliente” na fase de confinamento.
A satisfação dos inquiridos relativamente à habitação é uma
variável importante na forma como as pessoas vivem a pandemia, confirmando as
conclusões de um outro estudo da Universidade de Coimbra em torno dessa área.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.