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Estudo mostra que a maior
parte dos profissionais do marketing e de atendimento ao cliente tem a
convicção de que o consumidor irá tornar-se mais exigente ao longo dos próximos
12 meses.
O consumidor é naturalmente mutável, mas se existe algo nele
que não muda é a tendência de aumentar as suas expectativas em relação às
marcas. Por isso, a maioria dos profissionais de marketing encara 2022 com a
intenção de alinhar a sua oferta de produtos e serviços às exigências
crescentes do consumidor. Isso mesmo mostra um estudo da Mitto e da Demand
Metric, ao qual o Marketing Directo teve acesso.
64% dos profissionais de marketing e 58% dos profissionais
focados no atendimento ao cliente assume que as exigências dos consumidores
terão uma tendência crescente em 2022. Em contrapartida, a proporção é muito
menor de profissionais de marketing e atendimento ao cliente que antecipam que
as expectativas dos clientes permanecerão inalteradas (32% e 41%,
respetivamente) ao longo deste ano. Apenas 4% dos profissionais de marketing e
1% dos especialistas em atendimento ao cliente espera que o consumidor se torne
menos exigente em 2022.
Por outro lado, de acordo com este estudo, deve-se notar que
a maioria dos profissionais de marketing e especialistas em atendimento ao
cliente depende do e-mail para se conectar com o cliente. O SMS é utilizado na
mesma proporção pelos dois profissionais na hora de entrar em contato com o
consumidor. No entanto, os profissionais de marketing são mais rápidos do que
seus colegas do departamento de atendimento ao cliente para usar plataformas da
Web 2.0 como o Instagram e Twitter.
Embora estes profissionais dependam de uma ampla infinidade
de canais para se conectar com o cliente, antecipar as suas necessidades e
proporcionar uma experiência satisfatória, um e outro não são necessariamente
donos da chamada experiência do cliente. 34% dos inquiridos dizem que o CEO tem
a última palavra quando se trata de projetar estratégias focadas nesta
experiência. Essa responsabilidade recai, no entanto, de forma menor nas mãos
do chefe de marketing (18%) e do chefe de atendimento ao cliente (18%).
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