Principal alvo das marcas: as gerações

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Estudo TGI da Marktest
Principal alvo das marcas: as gerações
17 de Abril de 2018
Principal alvo das marcas: as gerações
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Principal alvo das marcas: as gerações

“As marcas já não trabalham para um grupo de consumidores. Trabalham para uma diversidade de grupos de microssistemas de consumidores”. Esta é uma das conclusões de um dos estudos mundiais mais antigos sobre o consumidor que nos é explicado por Bárbara Gomes, diretora técnica de estudos sectoriais da Marktest.

Em Portugal, o TGI faz 10 anos, mundialmente começou em 1969. A análise geracional é uma das novidades e por isso quisemos perceber quão importante para as marcas é falar em gerações.


Segundo o estudo, tanto os millennials como a geração X fazem compras online, no entanto a diferença reside na forma como o fazem: uns utilizam ferramentas como o Paypall ou MBnet, os outros recorrem ao cartão de crédito.



O estudo permite ainda perceber quais as diferenças de frequência de compras online vs lojas físicas e revela que o item menos comprado online pelos millennials é o vinho (3,9%) e o mais comprado é a tecnologia (26,4%). Já os adultos entre os 37 e os 57 anos são os que mais reciclam.



Os bens que os portugueses mais frequentemente compram online são os eletrónicos e tecnologia (26,4%), seguidos pelas férias e passagens aéreas (24,6%). Há 41,1% dos portugueses que prefere comprar medicamentos na sua farmácia e apenas 6,4% optam por fazê-lo online. Dados importantes para as marcas já que permitem indicar caminhos de futuro e segmentar melhor o público alvo.



Uma das novidades que o estudo TGI da Marketest traz é o facto de os baby boomers, com mais de 58 anos, apenas usarem o telemóvel para receber e efetuar chamadas e mais de 40% nem sequer possuir telemóvel. Já a geração X, entre os 37 e os 57 anos, são os que dão maior importância à relação qualidade/preço nas promoções e são os que mais reciclam. A geração Y, entre os 22 e os 36 anos, é a que faz mais compras online (70%) e são os que mais viajam de avião e têm smartphones. Finalmente, a geração Z, até aos 21 anos, são a chamada geração instantânea do YouTube, Instagram, Snapchat e Twitter e são, também, os que mais falam inglês.


Veja aqui o gráfico completo.


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